Em 2023, a palavra de ordem tem sido o AI (Artificial Inteligente), ou em bom Português IA (Inteligência Artificial), com muitas personalidades a afirmar que isto pode muito bem ser o fim do domínio de gigantes do mundo da tecnologia como é o caso da Google, ou da Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp).
Porém, aquilo que o público ainda não percebeu, é que todo este novo mundo baseado em inteligência artificial não vai ser gratuito. A IA precisa de potência computacional, MUITA potência computacional, por isso, ao longo do tempo, vamos inegavelmente ver uma monetização deste novo modelo de negócio.
Sim, o ChatGPT e a palavra IA, fazem muitos investidores ter excesso de saliva na boca. Porém, para implementar todos estes novos sistemas de formas que façam realmente sentido, vai custar muito e bom dinheiro. Olhemos para o caso da Google, que como deve imaginar, apesar de parecer atrasada para a festa, tem muito trabalhinho feito neste mundo.
Pesquisas com Inteligência Artificial são muito mais caras!
Portanto, hoje em dia, toda a gente fala do ChatGPT e de como a aprendizagem máquina está a mudar a Internet. Porém, a verdade é que implementar chatbots como este, e mantê-los, vai custar muito dinheiro a qualquer empresa que siga esse caminho. Segundo a própria Google, uma pesquisa com IA é 10x mais cara comparativamente a uma pesquisa tradicional.
Tudo isto porque a pesquisa é completamente diferente! Afinal de contas, hoje em dia, a Google anda por toda a Internet a reunir informações, e documentos, dos mais variados sites (até da Leak!), para criar uma gigantesca base de dados capaz de responder a tudo. Dentro desta base de dados, existem algoritmos capazes de perceber aquilo que realmente interessa, ou não, para cada tipo de utilizador. Isto são os resultados de pesquisa, também conhecidos como SERP.
Por outro lado, temos o chatbot baseado em aprendizagem máquina. Onde em vez de ir a uma base de dados previamente organizada, a IA, em cada pesquisa, um gigantesco modelo neural terá de interpretar a questão, para depois gerar texto que, pode ou não, corresponder ao tema em questão. Além de tudo isto, esta pesquisa tem também de ter o SERP em conta. Em suma, é uma pesquisa mais complexa, e que para demorar o mesmo exato tempo, precisa de muito mais potência computacional.
Segundo algumas estimativas, para a Google, que domina mais de 90% da quota de pesquisas na Internet, manter um chatbot deste tipo custaria 6 mil milhões de dólares todos os anos.
É exatamente por isto que por enquanto, a Google quer implementar um modelo mais leve, como é o caso do Bard. Mas… Meus amigos! Se acha que todos os motores IA que andam a gerar respostas, imagens, música, vídeos, etc… Vão ficar de borla para sempre, está muito enganado. Isto é apenas para o conquistar, depois vem a sede de dinheiro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!