Uma função na Pesquisa Google está quase a desaparecer!

Uma funcionalidade de longa data da Pesquisa Google está oficialmente a desaparecer, uma vez que as páginas Web colocadas em cache deixarão de estar disponíveis nos resultados de pesquisa.

Uma função na Pesquisa Google está quase a desaparecer!

Nos últimos meses, poderá ter reparado na Pesquisa Google que a ligação “em cache” tem aparecido com menos frequência. Acontece que isso é propositado, uma vez que a Google retirou discretamente a funcionalidade.

Em resposta a uma pergunta sobre o link em cache no Twitter/X, Danny Sullivan, responsável pela pesquisa do Google, confirmou oficialmente que, sim, as páginas Web em cache já não estão acessíveis através dos resultados de pesquisa.

recuperar espaço no smartphone,, Pesquisa Google
Deleting data technology concept as a broom wiping clean binary code as a cyber security symbol for erasing computer information or to delete an email and clean a hard drive server with 3D illustration elements.

O botão “em cache” apareceu, durante anos, ao lado de todos os resultados de pesquisa para mostrar uma versão ligeiramente mais antiga da página web, tal como foi capturada e vista pelo Google. Muitas vezes, isto era útil para localizar uma alteração recente num site ou para aceder a informações quando uma página estava em baixo. Há alguns anos, a hiperligação aparecia num menu de transbordo junto a um resultado de pesquisa, mas nos últimos anos passou para a sobreposição “Acerca deste resultado”.

Por enquanto, ainda é possível utilizar o operador “cache:[inserir URL]”

Isto para aceder a estas páginas, mas essa funcionalidade também vai ser removida em breve.

Infelizmente, o post de Sullivan não explica o motivo pelo qual o Google removeu essa função. No entanto o link “em cache” já não está mais visível na Pesquisa há algum tempo.

“Ei, estou a pôr-me a par. Sim, foi removido. Eu sei, é triste. Eu também estou triste. É uma das nossas funcionalidades mais antigas. Mas destinava-se a ajudar as pessoas a aceder a páginas quando, há muito tempo, não se podia depender do carregamento de uma página. Hoje em dia, as coisas melhoraram muito. ”

Sullivan também dá uma opinião pessoal. Assim teoriza um futuro em que a ligação “em cache” substitui-se por uma ligação para a captura de uma página web pelo The Internet Archive.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também