Atenção! Pesadelo do Windows 10 chegou ao Windows 11!

O Windows 10, sobretudo nesta fase final, sofreu com vários problemas. Um dos mais populares foi o que aconteceu com as impressoras. Agora eis que o grande pesadelo do Windows 10 chegou ao Windows 11 e já está a dar muitas dores de cabeça. Assim e depois de se instalar o update KB5006674 começam os problemas a imprimir, sobretudo quando se trata de impressoras de rede.

Atenção! Pesadelo do Windows 10 chegou ao Windows 11!

Depois de se instalar a versão KB5006674 surgem os seguintes erros:

0x000006e4 (RPC_S_CANNOT_SUPPORT)
0x0000007c (ERROR_INVALID_LEVEL)
0x00000709 (ERROR_INVALID_PRINTER_NAME)

windows 11, web

Entretanto este pesadelo que chegou agora ao Windows 11, abrange também quase todas as versões do sistema operativo da Microsoft. São elas o Windows 10, versão 21H1, Windows 10, versão 20H2, Windows 10, versão 2004, Windows 10, versão 1909, Windows 10, versão 1809, Windows 10 Enterprise LTSC 2019, Windows 10, versão 1607, Windows 8.1; Windows 7 SP1

No caso da versão Server estão afetados os Windows Server 2022, Windows Server, versão 20H2, Windows Server, versão 2004, Windows Server, versão 1909, Windows Server, versão 1809 e Windows Server 2008 SP2.

A Microsoft já está a procurar uma solução para este problema. 

Mas este não é o único problema a causar dores de cabeça no Windows 11 e nos outros. Um investigador de segurança revelou os pormenores de uma nova ameaça que pode dar aos atacantes o controlo total de um sistema em determinada condições. Ou seja, alguém pode deitar a mão ao seu computador e especialmente um conhecido. Entretanto esta falha afeta todas as versões do Windows que estão assim em perigo!

Alerta! Todas as versões do Windows estão em perigo! E agora?

No entanto, no meio de tudo isto, há uma boa notícia. É que o atacante para levar este ataque a bom porto tem de descobrir o nome de utilizador e a password da vítima. Claro que para alguns isto não será difícil mas para outros sim.

Mas se há uma boa notícia também há outra má. É que nenhuma versão do Windows escapa a isto. De facto, nem o novo Windows 11.

Windows em perigo
Fonte: BleepingComputer.com

A Microsoft tinha corrigido este problema em Agosto mas afinal não ficou lá muito bem resolvido

Em Agosto a Microsoft corrigiu uma vulnerabilidade que permitia a elevação das características de um utilizador. No entanto, a correção não foi suficiente. Assim, continuou a ser possível contorná-la num novo exploit que até foi publicado no GitHub.

O investigador de segurança que detetou tudo isto refere que apenas corrigiram o sintoma do bug que tinha sido reportado e não a causa como refere o site Bleeping Computer.

Entretanto e mesmo que seja necessário saber o nome de utilizador e a palavra-passe da vitima para o ataque, isto continua a ser um problema grave. 

Neste momento a Microsoft ainda não se pronunciou acerca deste caso.

De facto, mesmo quando os problemas são corrigidos isto não significa necessariamente que tenha sido o fim deles. Resta-nos agora esperar por mais novidades acerca deste problema e sobretudo por uma correção por parte da Microsoft.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também