A Konami anunciou muito recentemente que PES 21 vai ser nada mais nada menos que uma simples atualização de PES 20. O que foi inegavelmente uma decisão arriscada, mas que pelos vistos foi muito bem recebida pelos fãs. Aliás, está a ser algo que até está a ser capaz de chamar a atenção dos jogadores de FIFA, que não percebem o porquê da EA não fazer exatamente o mesmo, quando o FIFA mal muda de ano para ano.
Ou seja, muito resumidamente, enquanto a EA vai apostar num lançamento novo para FIFA 21, que ninguém está à espera que seja muito diferente da versão do ano passado. A Konami está a mudar totalmente a sua estratégia, ao lançar uma atualização que apesar de ser paga, vai ser vendida a um preço muito mais acessível em relação ao preço que o jogo completo costuma ter.
PES 21 vai dominar o mercado? Os jogadores estão a adorar a decisão da Konami!
Portanto, o que está aqui em em causa, é a grande pergunta… Porque razão é que a EA não faz exatamente o mesmo que a Konami?
Afinal de contas, os jogos FIFA de ano para ano têm sido praticamente iguais, apenas com algumas mudanças mínimas na jogabilidade, e claro, com atualizações aos planteis. E como tal, acaba por não fazer sentido nenhum pagar todos os anos praticamente 80€ (preço normal em Portugal), para jogar exactamente a mesma coisa.
Dito isto, parece óbvio que esta jogada arriscada da Konami foi pensada para meter os jogadores a pensar a sério no que andam a fazer com o seu dinheiro. Isto ao mesmo tempo que o estúdio começa a ‘treinar’ para a nova geração de consolas.
Assim, não sabemos ao certo como irá funcionar o mercado quando PES 21 e FIFA 21 forem lançados. No entanto uma coisa é certa! Já há muitos anos que a coisa não é tão imprevisível como agora.
Em suma, teremos mesmo de esperar para ver aquilo que vai acontecer em breve, ou seja, esperar por uma resposta da EA.