Persianas das janelas do avião abertas a levantar e aterrar?

Se já viajou de avião, é provável que lhe tenham pedido para manter as persianas das janelas levantadas durante a descolagem e a aterragem. Embora possa parecer um detalhe insignificante, esta prática tem um papel importante na tua segurança em caso de emergência. A aviação comercial dá máxima prioridade à segurança. Assim muitos sistemas redundantes — até os pequenos orifícios nas janelas dos aviões — funcionam em conjunto para tornar este o meio de transporte mais seguro.

Persianas das janelas do avião abertas a levantar e aterrar?

Os momentos de maior risco numa viagem de avião são precisamente quando este está mais próximo do solo. Ou seja, durante a descolagem e a aterragem. Se houver necessidade de evacuação, cada segundo conta para salvar vidas e evitar ferimentos. Manter as janelas desobstruídas permite que os passageiros se situem melhor e ajuda a tripulação a avaliar o exterior e comunicar rapidamente com o cockpit. Em caso de aterragem de emergência, também facilita a visão das equipas de resgate para perceberem o que se passa no interior da aeronave.

Persianas das janelas do avião abertas a levantar e aterrar?

O papel fundamental da tripulação de cabine

Durante a descolagem e a aterragem, podem ocorrer falhas elétricas que deixem a cabine às escuras. Apesar de existirem tiras luminosas no chão para guiar os passageiros, a luz natural vinda do exterior pode fazer toda a diferença na orientação. É por isso que as luzes internas se reduzem nesses momentos. Tudo para que os olhos se habituem à luz exterior. Se acontecer um acidente, ter as persianas abertas permite à tripulação verificar se há danos estruturais e escolher o lado mais seguro para a evacuação.

Pode parecer assustador ouvir tantas referências a acidentes e evacuações, mas é precisamente esse cuidado com os detalhes que torna os voos tão seguros. As aeronaves modernas são concebidas com estratégias que facilitam a evacuação rápida em situações de emergência.

Segurança a bordo: muito mais do que aparenta

As saídas de emergência estão sempre sinalizadas e explicadas antes do voo pela tripulação. De acordo com as normas da aviação, a quantidade de saídas depende do número de lugares do avião, e os materiais usados no interior são resistentes ao fogo para atrasar a propagação de chamas e dar mais tempo para sair em segurança. Para obterem certificação, as companhias aéreas têm de provar que conseguem evacuar todos os passageiros em menos de 90 segundos, utilizando apenas metade das saídas disponíveis. Para isso, as equipas são altamente treinadas e passam por testes exigentes.

Assim, garantir que as persianas das janelas estão abertas durante a descolagem e a aterragem é apenas mais uma tarefa entre tantas que a tripulação executa com foco total na tua segurança.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...