Perante o crescimento acelerado das novas tecnologias, peritos e autoridades têm vindo a alertar constantemente para os perigos associados à utilização de dispositivos digitais. As burlas online são cada vez mais comuns. Dito isto, um número crescente de utilizadores tem sido alvo de ataques por parte de cibercriminosos que exploram o desconhecimento das pessoas. Isto para aceder a dados pessoais e contas bancárias. De facto há um perigo oculto nos telemóveis que muitos desconhecem.
Há um perigo oculto nos telemóveis que muitos desconhecem!
Recentemente falou-se de uma funcionalidade nos telemóveis que pode representar uma séria ameaça à segurança dos utilizadores. De facto, na maioria dos casos, está ativa sem que as pessoas se apercebam. Assim esta funcionalidade está ligada à localização e aos sinais emitidos pelo próprio equipamento, os quais podem ser facilmente seguidos e utilizados para esquemas de fraude e até perseguição digital.
Desative esta funcionalidade para evitar burlas
Com base numa investigação, os especialistas descobriram que se torna possível identificar dispositivos específicos com base no “ruído eletrónico” gerado pela sua ligação Bluetooth. Cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, concluíram que os telemóveis apresentam pequenas imperfeições de fabrico que produzem uma espécie de “impressão digital” única para cada aparelho.
Este dado reforça a importância de desligar o Bluetooth sempre que não estiver em uso. Caso contrário, há o risco de que os criminosos consigam aceder ao dispositivo, recolher informação sensível ou até assumir o controlo do mesmo. Segundo Nishant Bhaskar, um dos principais autores do estudo, “entre 40% e 47% dos dispositivos analisados apresentavam impressões digitais distintas que se podiam seguir”.
Os investigadores sublinham ainda que o Bluetooth se deve desligar corretamente. O estudo demonstrou que em alguns modelos, especialmente nos iPhones, a função permanece ativa mesmo depois de se desativar através do centro de controlo. A única forma de garantir que está realmente desligada é através das definições do sistema.
Entretanto as autoridades têm vindo também a alertar para este tipo de ameaça. Assim, em publicações nas redes sociais, já denunciaram a técnica conhecida como bluesnarfing, um método usado por hackers para invadir dispositivos via Bluetooth. O conselho é simples: verifique sempre se tem esta função ativa. Se não estiver a usá-la, desligue-a.