Atualização: Atualizámos a lista de 15 aplicações e reduzimos para 14. Inicialmente como recebemos esta indicação por parte da empresa inglesa que realizou este estudo tinhamos incluído a app Buraco Canasta da Gazeus Games. No entanto, fomos contactados por esta empresa que nos comprovou que não havia nada de malicioso na sua app. Assim retirámos da lista.
Dito isto não terão qualquer problema em instalar a app Buraco Jogatina que está disponível aqui.
A Google tem feito um grande esforço para combater aplicações fraudulentas na Google Play Store. No entanto, isto não é uma tarefa fácil. É que muitas delas não parecem indicar qualquer atividade maliciosa. Talvez seja por este motivo que o número de aplicações móveis identificadas como perigosas duplicou no primeiro trimestre de 2020. Estes dados foram revelados pela Secure-D que é uma plataforma anti-fraude que pertence à Upstream. Na prática, foram detetadas 29 mil aplicações maliciosas comparativamente às 14 mil do ano passado. Para além disso temos um aumento dramático de 55% de transações fraudulentas e um aumento nos dispositivos móveis infetados com malware. Neste artigo revelamos com ajuda da Secure-D as 15 aplicações que estiveram ou estão na Google Play Store e colocam os utilizadores em perigo.
Perigo Google Play Store: 15 aplicações que tem de remover já!
Os dados demonstram que nove das dez aplicações maliciosas que se encontram no top 10 de 2020 continuam disponíveis no Google Play. Ou seja, conseguiram passar pelas verificações de segurança. Entretanto a proporção de apps perigosas na Play Store manteve-se nos 30%, conforme revelam as informações da Secure-D.
Seis das dez aplicações no top são sobretudo apps de lazer. São nomeadamente leitores e editores de vídeos, notícias, jogos e social. Devido à quarentena este tipo de apps passaram a ser o principal objetivo dos utilizadores mal intencionados.
Os utilizadores mal-intencionados tendem a ter como alvo os equipamentos Android uma vez que este sistema operativo é mais fácil de trabalhar e tem uma grande base de utilizadores.
Para além disso existem várias lojas para além da Play Store o que ajuda a espalhar ainda mais as aplicações perigosas.
A aplicação mais problemática até agora é o Snaptube. É uma app de download de vídeos descarregada mais de 40 milhões de vezes em todo o mundo. Em 2019, a plataforma Secure-D registou 70 milhões de transações fraudulentas através da mesma- mais da metade delas no Brasil. Em outubro de 2019, a Upstream assinalou esta aplicação. No entanto ela ainda está disponível em muitas lojas.
De facto as ameaças estão ao rubro. No primeiro trimestre de 2020, a plataforma de segurança da Upstream processou mais de 326 milhões de transações em dispositivos móveis e bloqueou quase 290 milhões, tendo identificado 89% do total de transações como fraudulentas. É um aumento de 55% em relação ao ano anterior.
Ao nível dos dispositivos infectados existe um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
De acordo com os novos dados disponíveis, Indonésia, Brasil e Tailândia têm picos dramáticos em atividades fraudulentas. A Secure-D processou mais de 161 milhões de transações na Indonésia, das quais mais de 157 milhões foram bloqueadas como fraudulentas – uma taxa de bloqueio de 97,6%. O Brasil viu um aumento de 29% no número de dispositivos infectados, de 6,9 milhões no primeiro trimestre de 2019 para mais de 8,9 milhões no primeiro trimestre de 2020. Na Tailândia, a plataforma bloqueou mais de 1.500 apps maliciosas.
Mas afinal quais são as aplicações que tem mesmo de apagar do seu smartphone, caso as tenha instaladas?
Snaptube
Caping – Jadikan Membaca Lebih Berharga”
QuckTouch
VivaVideo
AsimpliClean
Sensor Box for Android
PicsArt Photo Editor: Pic, Video & Collage Maker”
Amino: Communities and Chats”
Sita Cleaner
Wi-Fi Webcam
Young Radio Plus
Spotless Cleaner
One football
Angie Cleaner
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!