Alerta: se perder o iPhone nunca o remova da conta Apple!

Perder um iPhone já é suficientemente stressante sem que alguém lhe tente arranjar ainda mais problemas. Assim se o seu dispositivo desaparecer, é crucial mantê-lo ligado à sua conta Apple, não só para proteger os seus dados, mas também para garantir que os ladrões não podem lucrar com ele.

Os criminosos podem enganá-lo para que remova o iPhone perdido da sua conta Apple

Quando ativa o modo de encontrar o iPhone, não só o ajuda a localizar o dispositivo – como também ativa o Bloqueio de ativação. Esta funcionalidade liga o seu iPhone à sua conta Apple, tornando-o inutilizável sem a palavra-passe da sua conta Apple.

Mesmo que alguém reinicie o seu smartphone de fábrica, não conseguirá passar do ecrã de configuração, tornando-o efetivamente inútil e invendável. Entretanto, pode continuar a localizá-lo através da opção Encontrar.

A primeira coisa que deve fazer quando o seu iPhone é roubado ou perdido é ativar o Modo perdido. Este modo permite-lhe adicionar os seus detalhes de contacto alternativos no ecrã inicial do iPhone, caso alguém encontre o seu telefone e o tente devolver. No entanto, tenha em atenção que esta informação também pode ser utilizada contra si.

iOS 18.2 ChatGPT, iOS 18.1 beta, iOS 18 app, Apple Intelligence phishing
iOS 18

Os burlões podem contactá-lo fazendo-se passar pela Apple para tentar pressioná-lo a remover o iPhone da sua conta Apple, alegando que os seus dados estão em risco. Podem também utilizar tácticas de intimidação, como ameaçar vender os seus dados ou até enviar-lhe ameaças de morte, como alguns partilharam em publicações do Reddit como a que se segue.

Porque é que nunca deve remover o seu iPhone da sua conta Apple

A Apple nunca lhe pedirá para remover o seu dispositivo da sua conta Apple, por isso não caia em mensagens fraudulentas. Se o seu iPhone tiver um código de acesso forte, não há motivo para se preocupar.

No entanto, se os burlões tiverem acesso ao seu código de acesso e partilharem capturas de ecrã dos seus dados pessoais, apague imediatamente o iPhone remotamente utilizando a aplicação Encontrar. Isto protegerá os seus dados e manterá o dispositivo localizável.

Com o iOS 18, o roubo do iPhone é ainda menos atrativo para os criminosos. Os componentes individuais estão agora associados à sua conta Apple, o que dificulta também a venda de peças.

Embora possa não recuperar o seu iPhone, ignorar as tentativas de burla pode proteger os seus dados privados. Uma maior sensibilização para estas tácticas também reduz o interesse em roubar iPhones.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também