Os percevejos estão a chegar a todo o lado e são uma verdadeira fonte de preocupação. Aliás em algumas localidades já se conseguem ver colchões atirados junto aos contentores. Isto devido às infestações. É por esse motivo e para não haver problemas que deve ter alguns cuidados a lavar a roupa de cama. De facto, se não quer correr riscos com os percevejos tem de lavar a roupa de cama a esta temperatura!
Percevejos: tem de lavar a roupa de cama a esta temperatura!
Ultimamente parece que estamos cercados das mais variadas pragas e desta vez são os percevejos a estarem na boca do mundo. Voam, não voam, transmitem doenças ou não, são várias questões que as pessoas colocam. Mas para além disso, o que todos querem saber é como livrar-se deles. Sobretudo quando chegam ao seu espaço de lazer de eleição, a cama.
Então, como pode proteger-se a si e à sua casa de uma possível infestação de percevejos?
Bem, tudo começa com a manutenção do seu espaço limpo e com a lavagem adequada da roupa de cama, roupas e outros tecidos.
Baixar a temperatura a que lava a roupa não só ajuda a poupar nas contas de energia como também reduz as emissões de carbono. No entanto, nem sempre é boa. 30 graus é ótimo para uma t-shirt que usou durante um dia, mas para lençóis que passa entre 49 e 63 horas por semana, a temperatura tem de ser mais elevada.
Ao lavar a roupa de cama, deve lavá-la a 60 graus numa lavagem longa (durante mais de duas horas) para garantir que qualquer suor, pelo, pó ou outras substâncias nocivas são eliminadas e depois removidas.
Tem algum protetor de colchão?
Os protetores de colchão ficam entre o lençol e o colchão e protegem o colchão de quaisquer fluidos corporais que se infiltrem, além de reduzir o desgaste.
Também podem beneficiar de uma lavagem todos os meses, para garantir que qualquer suor ou sujidade é removida. Mas aqui já não precisa de uma temperatura tão alta.
Os protetores de colchão precisam, muitas vezes, de ser lavados a uma temperatura mais baixa, porque contêm enchimentos de alta densidade, como lã, poliéster macio ou espuma lascada.
Ao contrário da outra roupa de cama, se os lavar a uma temperatura elevada de 60 graus, podem encolher e deformar-se.
Com que frequência deve lavar a roupa de cama?
Depende da frequência com que dorme na sua cama! Com diferentes estilos de vida e regimes de trabalho, algumas pessoas podem passar apenas parte da semana em casa.
Mas, como regra geral, a roupa de cama deve ser lavada todas as semanas – sete noites de sono.
Se não tiver tempo ou estiver com pressa, dê prioridade à lavagem do lençol sobre o qual se deita em vez do edredão e, se estiver um dia de sol seco lá fora, coloque o edredão à luz direta para que possa ser bem arejado.
Sinais de que tem percevejos
Os percevejos são pequenos insetos que vivem frequentemente na mobília ou na roupa de cama. As suas picadas podem provocar comichão, mas normalmente não causam outros problemas de saúde”.
Os percevejos escondem-se em muitos sítios – armações de cama, colchões, roupa, mobília, atrás de quadros, debaixo de papel de parede solto e atrás de rodapés.
Os percevejos podem ser muito difíceis de encontrar, por isso, em caso de dúvida, contacte um profissional.
Cuidado com:
Picadas – frequentemente na pele exposta durante o sono, como a cara, o pescoço e os braços
Manchas de sangue na roupa de cama – das picadas ou de esmagar um percevejo
Pequenas manchas castanhas na roupa de cama ou na mobília (cocó de percevejo)
Na pele branca, as picadas dos percevejos têm normalmente um aspeto vermelho. Na pele mais escura, podem parecer roxas e podem ser mais difíceis de ver.
Algumas pessoas têm uma reação às picadas. Elas podem causar muita comichão e pode haver um inchaço doloroso.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!