Por vezes queixamo-nos que algumas coisas duram pouco. Isto torna-se especialmente verdade para vários componentes que estão ligados ao nosso automóvel. No entanto, a verdade, é que podemos ter uma palavra a dizer nisto. É exatamente o que se passa com aqueles componentes que têm mais destaque. Assim estes são os truques para os pneus do seu carro durarem mais!
Estes são os truques para os pneus do seu carro durarem mais!
Substituir as peças do automóvel quando estas se estragam pode ser bastante dispendioso. Embora nunca deva comprometer a sua segurança ou a dos outros condutores, existem formas de manter os pneus do seu automóvel para que durem mais tempo e não tenha de se preocupar tanto em gastar dinheiro em substituições dispendiosas.
Bons pneus, se bem mantidos, podem durar cerca de quatro anos. Este número pode ser superior ou inferior, dependendo de como e onde conduz e da qualidade dos seus pneus. No entanto, o ideal é que os pneus não sejam uma peça do carro que se substitua anualmente. Por isso, vamos ver tudo o que deve fazer para cuidar dos seus pneus, para que estes o sirvam durante muito tempo.
Utilizar os pneus certos e conduzir com cuidado
É sempre importante utilizar os pneus certos e conduzir com cuidado. Poderá ter hábitos de condução terríveis que estão a reduzir o ciclo de vida dos seus pneus e a afetar o desempenho geral do seu automóvel.
Se a sua condução, direção e travagem forem bruscas, se ocasionalmente bater no passeio a alta velocidade, se chocar contra solavancos e buracos ou se conduzir na berma ou em terreno rochoso com os pneus errados, começará a ver sinais de que precisa de substituir os pneus por outros novos muito em breve. Tendo isso em mente, seja cauteloso ao acelerar ou travar. Tenha atenção aos buracos e às valas e evite-os se puder. Ao estacionar, faça-o com cuidado e evite bater no passeio, o que pode danificar os flancos dos pneus.
Outro aspeto a que deve prestar atenção é o tipo de pneus instalados no seu automóvel. Se for um conjunto de pneus para todas as estações ou todo-o-terreno, tem muito mais margem de manobra. No entanto, se tiver pneus de verão ou de inverno, a utilização de qualquer um dos conjuntos na estação errada pode provocar a sua rápida deterioração.
Verificar a pressão todos os meses
Quanto mais vezes conduzir, maior é a probabilidade de a pressão dos pneus diminuir ao longo do tempo. A quantidade errada de pressão em qualquer direção pode afetar a estrutura do pneu, e ter demasiada ou pouca pressão pode também afetar o desempenho do seu automóvel.
Se os seus pneus não tiverem pressão de ar suficiente, irá consumir mais combustível. Se a pressão for demasiado elevada, o seu automóvel pode ter dificuldade em travar, acelerar ou virar de forma eficiente. Isto pode facilmente levar a um rebentamento ou, pior ainda, a um acidente grave.
Com que frequência deve verificar a pressão dos pneus do seu automóvel? Não é preciso esperar que um dos pneus fure ou que apareça uma luz de aviso no painel de instrumentos para começar a prestar atenção. Geralmente, recomenda-se que verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês e antes de iniciar uma viagem longa. Desta forma, pode ficar descansado sabendo que uma importante preocupação de segurança está a ser tratada.
Verificar o alinhamento e manter as rodas equilibradas
Sem um alinhamento correto, os seus pneus podem desgastar-se mais rapidamente do que deveriam. Normalmente, isto ocorre de forma irregular porque os pneus têm uma inclinação ou oscilação invulgar, pelo que o piso pode ser liso de um lado e áspero do outro.
Isto também envolve a direção e a suspensão. Um mau alinhamento significa frequentemente que as peças da suspensão, como o tirante, têm um problema. Isto pode ser o resultado de bater demasiadas vezes no passeio ou de conduzir em estradas más e irregulares. É importante estar atento aos sinais de que as suas rodas precisam de um alinhamento.
Além disso, quando as rodas não estão devidamente equilibradas, há uma distribuição desigual do peso, o que pode afetar ainda mais a suspensão e os pneus. Quando visita uma oficina automóvel, esta pode oferecer-lhe serviços de alinhamento e equilibragem num único pacote. Este serviço aborda duas áreas diferentes do seu automóvel e desempenha um papel importante na manutenção das suas rodas, suspensão e pneus em boas condições.
Faça a rotação dos pneus
A maioria dos fabricantes de pneus recomenda a rotação dos pneus a cada 9000 km. Isto implica trocar os pneus de modo a que os da frente passem para trás, os da esquerda passem para a direita, ou ambos. Um mecânico profissional pode ajudá-lo a descobrir o padrão que faz mais sentido para o tipo de carro que conduz.
Fazer a rotação dos pneus de seis em seis meses (ou sempre que for fazer uma mudança de óleo) ajuda a equilibrar o desgaste dos pneus e faz com que durem mais tempo. Mas deve consultar o manual do proprietário para ter a certeza da frequência prescrita pelo fabricante do seu automóvel.
Se não rodar os pneus regularmente, isso não só afecta os pneus como também o desempenho do seu automóvel. Pode começar a ter derrapagens e outros problemas graves de manuseamento, pelo que esta é uma parte da manutenção do seu automóvel que não deve negligenciar.
Estacionar onde há sombra ajuda os pneus a durarem mais
Os pneus envelhecem mais rapidamente em temperaturas mais quentes. A exposição constante à luz solar afeta os seus pneus mais do que pensa, por isso tenha em atenção o local onde estaciona. Uma garagem é perfeita, mas se não tiver uma, tente estacionar onde haja alguma sombra. Também pode criar a sua própria sombra utilizando uma cobertura para o carro ou adquirindo coberturas para pneus específicas.
Também é importante manter os pneus limpos. Quando lavar o carro, não os negligencie. Isto ajuda a mantê-los em boas condições. Outra coisa a ter em conta é que até os condutores mais cuidadosos têm sempre pneus furados. Quando isso acontecer, tente repará-los corretamente. Se não o reparar corretamente, os pneus degradam-se e podem rebentar. Se o pneu estiver danificado para além da reparação adequada, deve ser substituído.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!