PCIe 6.0 está finalizado e vai trazer 256GB/s!

Verdade seja dita, ainda nos estamos a habituar ao PCIe 4.0, numa altura, em que a Intel já suporta o ‘next-step’, ou seja, o PCIe 5.0. Mas como as coisas nunca param no mundo da tecnologia, o PCIe 6.0 já está finalizado, e como é óbvio, já começa a esfregar as mãos para dar um ar de sua graça no mercado.

Ainda vai demorar um pouco a chegar, mas quando o fizer, vai ser bombástico!

PCIe 6.0 está finalizado e vai trazer 256GB/s!

Portanto, na passada terça feira, o grupo PCI-SIG publicou finalmente a especificação final para o padrão PCIe 6.0. O que claro está, veio confirmar a duplicação da largura de banda disponível, e também um acréscimo muito interessante na eficiência energética, tudo comparativamente ao ainda muito recente PCIe 5.0.

Em suma, isto significa que o PCIe 6.0 é capaz de uma velocidade de transferência de 128 GB/s para cada lado, numa configuração x16. Ou seja, uma largura de banda total de 256 GB/s.

É também preciso salientar, que à semelhança dos antigas versões, o PCIe 6.0 vai ser 100% retro compatível com os padrões antigos.

Qual é a diferença na prática?

Bem, para os consumidores, enquanto um SSD PCIe 4.0 chega aos 7000 MB/s, e um SSD PCIe 5.0 poderá chegar a uma velocidade de 14.000 MB/s, este valor deverá duplicar com o PCIe 6.0, ou seja, 28.000 MB/s.

Contudo, como já deve ter percebido, as coisas não vão acontecer já. Primeiro ainda vamos ver uma grande aposta das fabricantes no PCIe 5.0, que por sua vez foi finalizado em Maio de 2019, e apenas depois, vamos ver a chegada do PCIe 6.0.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pronto para um SSD capaz de chegar aos 28.000 MB/s? Vai ser a loucura! Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também