(Especial) PC vs Consola: Quais são as vantagens no gaming?

Não é grande novidade que um PC além de uma máquina de jogos, é também uma super potente e versátil máquina para vários tipos de trabalho. Por isso, para não voltar à mesma discussão de sempre, vamos focar-nos apenas e só no mundo dos videojogos.

Especialmente agora, que estamos numa altura em que as consolas de nova geração prometem mundos e fundos… No entanto, em boa verdade, temos muito mais potencial no lado do PC, com a NVIDIA e AMD também a prometerem um salto na performance gráfica bem sério em 2020.

Ou seja, sem olhar à performance propriamente dita, vamos tentar perceber quais são as vantagens de um PC Gaming em relação a uma simples consola.



(Especial) O que pode fazer num PC que não pode fazer numa consola?

pc

Portanto, é fácil chegar à conclusão que uma das maiores vantagens do PC se encontra no factor ‘Liberdade‘! Tanto para os jogadores como para os developers. Uma liberdade que muito provavelmente nunca iremos ver no lado das consolas, devido ao seu modelo de negócio mais fechado.

Em suma, muito resumidamente, no PC poderá jogar e configurar os seus jogos como lhe der na real gana. Mas vamos por partes:

  • Pode comprar um jogo para o PC em qualquer loja! (Steam, GOG, Epic Games Store, Humble, etc…) Ao fim ao cabo, existe uma rivalidade muito grande entre plataformas, e por isso, preços mais apelativos, várias ofertas, e muitas campanhas! Entretanto, no mundo das consolas, um jogo é distribuído por apenas uma grande empresa, sempre com um controlo apertado por parte da empresa responsável pela consola (especialmente em termos de preço).
  • Este segundo ponto completa o de cima, mas como tanto a Sony, como a Microsoft e até a Nintendo vendem as suas consolas perto ou abaixo do preço de produção. Por isso, a pressão em cima dos estúdios e publishers para fixar um preço alto é realmente grande. Ao fim ao cabo, é aqui que se vai buscar o dinheiro! Hoje em dia, ninguém enriquece apenas a vender consolas.
  • É possível configurar as definições gráficas dos jogos como bem entender. Ou seja, se por acaso quiser meter os gráficos ao máximo para ter uma experiência foto-realística, tudo bem, mesmo que a sua máquina não seja de topo, pode limitar os FPS a 30 e tentar meter tudo no máximo. Entretanto, se por acaso prefere fluidez, basta baixar um pouco o nível gráfico para chegar aos 60FPS (ou mais).
  • No PC, tudo depende da forma como quer jogar o jogo. (Motion Blur, Depth of Field, AA, etc…)
  • Criar a personalizar servidores com as suas próprias regras. (exemplo: Counter Strike, Team Fortress 2, etc…), poderá criar torneios onde apenas o head-shot conta, onde onde todos os jogadores apenas fazem dano crítico, etc…
  • Mods! No PC é possível encontrar comunidades de modding simplesmente extraordinárias. Dois grandes exemplos disto são os jogos Skyrim e GTA V.
  • Jogar online é grátis!

  • Retro-Compatibilidade superior no PC! (existem alguns problemas de compatibilidade com alguns jogos mais antigos. No entanto, há sempre solução se tiver paciência para a encontrar. Nas consolas não outros caminhos, ou dá ou não dá.)
  • A biblioteca de jogos disponível é muito extensa! Portanto, como existem vários developers desconhecidos sem apoio das grandes empresas. Estes decidem simplesmente lançar os seus projetos para o PC a preços relativamente baixos.
  • Emulação! Um PC não está limitado aos jogos desenvolvidos a pensar na plataforma. O que não falta na Internet são emuladores para as muitas consolas já lançadas no mercado. Game Boy, Super Nintendo, Nintendo 64, PS1, PS2, Xbox, etc… É um gigantesco mundo pronto a ser explorado.
  • Etc…

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também