Android: já pode partilhar pastas inteiras com o Nearby Share!

O Files do Google tem sido um elemento básico no Android, por defeito, e uma das melhores aplicações de gestão de ficheiros em ROMs desenvolvidas por outras marcas de smartphones. Não é propriamente líder na adição de novas funcionalidades, mas beneficia certamente de uma profunda integração com o sistema operativo. Isto ao implementar coisas como o suporte para Nearby Share. Agora, a aplicação Ficheiros pode partilhar pastas inteiras do seu dispositivo Android através do Nearby Share sem destruir a estrutura de pastas.

Android: já pode partilhar pastas inteiras com o Nearby Share!

A Partilha de proximidade é uma funcionalidade do Android que está a amadurecer, com um separador dedicado na aplicação Ficheiros, que poderá receber uma remodelação visual. Entretanto o suporte chegou também às máquinas Windows. Agora, Mishaal Rahman, um conhecido observador de funcionalidades Android, reparou que a aplicação Ficheiros permite-lhe partilhar pastas inteiras através do Nearby Share.

Utilizar esta partilha a partir da aplicação Ficheiros é simples. Assim mantenha premida a pasta que pretende enviar e, em seguida, toque no ícone Partilha nas proximidades, no canto superior direito. Pode iniciar a transferência a partir de qualquer dispositivo Android e receber a pasta em qualquer outro dispositivo Android, Chromebook ou PC com Windows.

Entretanto a partilha de pastas não é necessariamente uma nova funcionalidade para a Nearby Share ou para a aplicação Files, porque o gestor do canal Telegram do Google News, Nail Sadykov, diz que a funcionalidade foi possivelmente detectada já em maio deste ano. Também vale a pena mencionar que este comportamento parece estar limitado à aplicação Files do Google, uma vez que as tentativas de enviar uma pasta através da Nearby Share no gestor de ficheiros incorporado da Samsung não produziram resultados.

Se não conseguir enviar pastas como descrito acima, pode sempre comprimi-las num único ficheiro zipado e utilizar o Nearby Share para a transferência. Depois é só extrair a pasta zipada no outro dispositivo. No entanto, a possibilidade de partilhar pastas diretamente eliminaria soluções alternativas como esta, tornando o Nearby Share mais versátil e simples de utilizar. As recentes alterações ao Nearby Share sugerem que a Google está interessada em expandir as suas capacidades. Entretanto o suporte para a partilha de pastas só deverá aumentar nos próximos dias.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também