Quando está em viagem e precisa de utilizar dados móveis, é melhor utilizar um dispositivo de hotspot móvel dedicado ou simplesmente partilhar a Internet do telemóvel? Pode parecer uma decisão complicada mas na realidade até é mais simples do que parece.
A velocidade da Internet
Quando falamos da velocidade da Internet, neste caso específico, não estamos a falar de velocidades contratadas. Dito isto, estamos a falar das limitações ou daquilo que é possível atingir com um sistema ou com outro. Partilharmos a Internet do nosso smartphone é prático porque não é necessário nenhum equipamento adicional. No entanto existem sempre alguns limites técnicos. Especialmente no que diz respeito ao número de dispositivos que podemos ligar e à velocidade a que teremos acesso. Partilhar a Internet é uma das funções que o smartphone disponibiliza. Não é uma coisa para que ele tenha sido feito de propósito. É por isso que será sempre melhor um hotspot dedicado. Está preparado para uma partilha de Internet eficaz e sobretudo consegue suportar vários equipamentos sem problemas. Entretanto da outra razão falamos a seguir.
Os hotspots móveis não esvaziam a bateria do seu telemóvel
A melhor coisa sobre a utilização de um dispositivo de hotspot dedicado é o facto de não prender o seu telemóvel e funcionar independentemente da bateria do mesmo. Se ligar o seu telemóvel ao seu computador portátil e a outros dispositivos inteligentes que possa ter consigo, a utilização de dados destes irá esgotar a bateria do seu telemóvel num instante. Claro que pode utilizar um powerbank ou ligar o telemóvel (por exemplo) a uma porta USB do seu automóvel, mas, se o fizer com frequência, a bateria do seu telemóvel ficará muito gasta.
O Wi-Fi é melhor num deles
O sistema Wi-Fi do seu telefone é bom para se ligar a um router Wi-Fi e servir o próprio smartphone, mas ao transformar o telemóvel num mini router Wi-Fi, estará a exagerar significativamente aquilo para que foi concebido, pelo menos se quiser ligar mais do que apenas um dispositivo. Foi o que explicámos acima. É mais uma função do smartphone mas não aquilo para o que se criou.
Em média, um dispositivo de hotspot móvel dedicado terá antenas maiores e mais potentes e suportará mais dispositivos ligados, mantendo um desempenho decente. É claro que um hotspot móvel verdadeiramente de gama baixa pode ter um desempenho pior do que um smartphone topo de gama, mas não precisa de comprar um hotspot móvel particularmente caro para superar a ligação com fios de um smartphone em termos de velocidade e intensidade do sinal.
Partilhar com a família
Se estiver a conduzir um carro cheio de pessoas em férias, ou noutro lado qualquer, não gostaria que todas elas se ligassem ao meu telemóvel para partilhar dados. Os dispositivos de hotspot móvel dedicados são óptimos quando se partilham por grupos de pessoas. Ligue e todos podem manter-se ocupados a ver Netflix ou a jogar.
Costuma partilhar a Internet do telemóvel com a família ou prefere usar um hotspot? Conte-nos tudo nos comentários.