Talvez se lembre de quando tinha de ir ao Painel de Controlo e de andar a explorar essa secção para encontrar e guardar as palavras passe de redes Wi-Fi. Nem sempre era a forma mais fácil de estabelecer uma ligação. Mas agora isso já não é necessário graças à nova função de partilha Wi-Fi no Windows 11.
Há uma nova função de partilha Wi-Fi no Windows 11
A Microsoft está a tornar possível a partilha de palavras-passe de Wi-Fi armazenadas no Windows 11 utilizando códigos QR. Isto à semelhança do que acontece com os smartphones Android. Assim na Build 25977, a atualização recém-lançada para o Windows 11 no Canal Dev do Programa Insider, é agora possível gerar um código QR com as credenciais da rede Wi-Fi.
Pode permitir que os seus convidados digitalizem rapidamente o código QR visível no ecrã do Windows 11 com a câmara do telemóvel para iniciar sessão.
É claro que pode continuar a utilizar as Definições do Windows ou o Painel de Controlo para encontrar as palavras-passe Wi-Fi guardadas e partilhá-las com outras pessoas, mas todos os métodos existentes exigem que introduza manualmente as suas credenciais Wi-Fi no seu dispositivo móvel.
Resumindo, a partir da próxima atualização do Windows 11, pode selecionar a entrada Wi-Fi nas Definições e tocar no botão para criar um código QR. Pode abrir a aplicação da câmara no Android ou iPhone e digitalizar o código para se ligar à Internet através de Wi-Fi partilhado.
A Microsoft confirmou que a funcionalidade também funciona com hotspots móveis.
De acordo com o site Windows Latest a nova função de partilha de Wi-Fi acabará por chegar ao Windows 11 23H2, possivelmente por meio de atualizações cumulativas ou Moment.
Outras melhorias no Windows 11 Build 25977
Para além da partilha Wi-Fi, a Microsoft está a tentar aumentar a acessibilidade no Windows 11 utilizando áudio Bluetooth LE. A atualização Build 25977 introduz o suporte para a tecnologia Bluetooth Low Energy Audio (LE Audio), adaptada especificamente para aparelhos auditivos.
Uma espreitadela ao que está reservado inclui a capacidade de ajustar as predefinições de áudio diretamente a partir das definições do Windows.
A Microsoft também está a melhorar os controlos de privacidade no Windows 11. Assim verá um aviso concebido para aparecer quando uma aplicação, pela primeira vez, procura aceder à sua localização ou a detalhes de Wi-Fi.
É possível controlar os pop-ups de privacidade no sistema operativo indo às Definições e mexendo na opção “Notificar quando as aplicações pedem localização” nas Definições de Localização. Se desligar a opção, garante que não aparecem avisos quando o acesso à localização está desativado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!