Quando um eletrodoméstico importante se avaria é uma verdadeira dor de cabeça. Dão-nos uma ajuda tão grande que depois torna-se complicado passar sem ele. Para além disso, os custos de reparação ou o dinheiro necessário para uma substituição nunca são fáceis de suportar. Especialmente quando os consumidores não se apercebem do que está para acontecer. A máquina de lavar roupa é daqueles electrodomesticos que faz muita falta. Dito isto, se isto acontece tem de parar de utilizar a máquina de lavar e pedir a alguém que a verifique.
Se aconteceu isto tem de parar de utilizar a máquina de lavar!
A máquina de lavar começa a fazer muito barulho
As máquinas de lavar roupa não são conhecidas por produzirem muito ruído. Assim se começarem a fazer barulho, isso pode significar que estão a ocorrer problemas graves à superfície. Embora uma carga desequilibrada ou uma quantidade excessiva de roupa colocada possa, por vezes, ser a culpada pelo barulho que o eletrodoméstico está a fazer, se essas não forem as causas da calamidade, então os problemas podem muito bem ter origem num problema mais substancial.
Os sons podem ser qualquer coisa. Desde guinchos desagradáveis a batidas fortes, como se o próprio tambor estivesse a ser utilizado como instrumento de percussão em vez de atuar como a cuba circular que contém as peças de roupa durante um ciclo de lavagem. Quando se trata de saber o que pode estar a causar os solavancos, rangidos e outras perturbações clamorosas emitidas pelo aparelho, há alguns aspectos que os consumidores devem considerar.
A máquina de lavar pode não estar nivelada. Assim a situação de desequilíbrio pode ser a razão do barulho. Outros fatores a considerar são os problemas com o motor. Também um suporte ou tambor solto, ou ainda algo de errado com os rolamentos. Qualquer que seja a razão para o ruído desnecessário, é aconselhável avaliar a situação ou mandar examinar o equipamento por um profissional quando o ruído excessivo se torna incontrolável.
Fuga de água por todo o lado
Um dos principais sinais de aviso de que uma máquina de lavar roupa está perto de avariar é a formação indesejada de corpos de água à frente e à volta da unidade. Quer se trate de uma pequena poça ou de um pequeno rio, a fuga pode facilmente resultar de um problema maior. Embora uma esfregona e um balde possam proporcionar soluções rápidas para o dilema da água, quando uma máquina de lavar tem uma fuga, é algo que tem mesmo de ser resolvido.
Entretanto quando se trata de fugas relacionadas com a máquina de lavar, a culpa pode ser de vários culpados. Nisto inclui-se uma porta desalinhada, bombas gastas, um tambor rachado ou um sensor de água defeituoso. Também pode haver situações em que a causa do transbordamento de água é o resultado de mangueiras de abastecimento entupidas, partidas ou com uma ligação solta. Para verificar se alguma destas situações é a causa do problema, inspecione a mangueira de abastecimento de água localizada na parte de trás da máquina. Se estiver desligada ou apresentar sinais de humidade, é essencial voltar a ligá-la corretamente ou considerar uma substituição.
Cheiros desagradáveis do tambor e da roupa
Se as pessoas são obrigadas a fechar constantemente o nariz quando abrem e fecham as máquinas de lavar depois de cada ciclo, pode haver algumas razões por detrás do mau cheiro. A fragrância semelhante a fungos pode ser bolor proveniente da acumulação de humidade, ou a terrível essência pode ter-se acumulado ao longo do tempo devido a óleo, sujidade e bactérias após uma utilização excessiva.
Manter rotinas de limpeza adequadas com o aparelho pode muito bem resolver o problema. Mas se os produtos químicos não derem conta do recado e o mau cheiro persistir, outra causa suspeita pode ser o resultado de líquido recolhido de possíveis fugas no interior do equipamento. Isto oferece um local de nidificação perfeito para o bolor. Outros problemas relacionados com a água também podem explicar o facto de as coisas não cheirarem tão frescas e limpas após cada lavagem.
Excesso de água no tambor
Não é segredo que a água é um elemento essencial quando se trata do processo de limpeza da roupa na máquina de lavar. Assim os consumidores devem esperar que as suas peças estejam um pouco molhadas ou húmidas antes de entrarem na máquina de secar. Independentemente da sujidade ou das nódoas com que o aparelho tenha de lidar, é necessária apenas uma certa quantidade para obter os resultados desejados. Durante o ciclo de centrifugação, a maior parte da humidade é drenada da equação, impedindo que qualquer coisa fique mais encharcada do que o necessário. Mas se, após cada ciclo, as pessoas encontrarem as suas peças de roupa mais encharcadas do que o normal ou uma quantidade excessiva de líquido no tambor, esses sinais de alerta indicam que a máquina de lavar não está a funcionar corretamente.
Um dos principais problemas que podem estar a fazer com que as roupas saiam encharcadas pode ser o facto de o tambor não conseguir iniciar ou efetuar corretamente o ciclo de centrifugação. Vários factores podem contribuir para o problema. Incluindo um mau funcionamento do sistema de pressão ou um sensor bloqueado. Há também a possibilidade de o consumidor estar a lidar com qualquer coisa. Desde escovas de carvão desgastadas pelo tempo até um motor defeituoso que não consegue acompanhar as exigências da máquina de lavar.
O tambor recusa-se a rodar
Ao utilizar a máquina de lavar roupa, se se verificar que o tambor não está a rodar, existe definitivamente um problema que tem de se reparar o mais rapidamente possível antes de se poder lavar a roupa.
No que diz respeito ao que pode estar a causar o enigma da máquina de lavar roupa sem centrifugação, há algumas coisas que os consumidores devem considerar. Algo que se passa com a porta que está a impedir o tambor de centrifugar a sujidade das cargas. As causas potenciais podem ser um sensor da tampa comprometido. Também um problema com o interruptor da tampa, um trinco da porta com defeito ou um bloqueio defeituoso. Se não forem estes os responsáveis pelo dilema, a culpa pode recair sobre uma correia partida ou solta.
Há ainda a possibilidade de a complicação estar relacionada com problemas nos drenos. Também no motor ou noutros componentes do aparelho.
Agora já sabe que para não criar mais problemas se alguma das situações que referimos acima acontece tem de parar de utilizar a máquina de lavar.