Atualmente, os automóveis são concebidos tendo em conta estas ondas de calor e testados nas condições mais severas. Assim, quando funciona corretamente, o sistema de arrefecimento deve ser suficiente para arrefecer o motor, mesmo nas condições mais difíceis. Mesmo assim, isto pressupõe que o sistema de arrefecimento esteja em condições óptimas e que o estilo de condução seja ajustado de acordo com as condições exteriores. Para além disso, mesmo uma ligeira afinação do motor pode aumentar a produção de calor do motor, colocando uma maior pressão no sistema de arrefecimento. Assim há cinco coisas que tem de fazer para o carro não aquecer!
Calor: cinco coisas que tem de fazer para o carro não aquecer!
Verificar regularmente os níveis de fluidos
A manutenção regular é crucial para garantir a fiabilidade e a longevidade do seu automóvel. No entanto, a maioria das pessoas associa esta manutenção ao facto de levar o carro à oficina uma ou duas vezes por ano. Tudo bem, mas verificar ocasionalmente os níveis de fluidos garante que o seu motor está sempre nas melhores condições de funcionamento e reduz significativamente os problemas de sobreaquecimento.
Quando se trata de sobreaquecimento do motor, o líquido de arrefecimento (anticongelante) e o óleo são cruciais. O primeiro é bastante óbvio, pois afeta diretamente a eficiência do sistema de arrefecimento. Utilize sempre o tipo de líquido de refrigeração recomendado para o seu motor.
No entanto, se tiver um cheiro invulgar e parecer sujo ou enferrujado, mude. O anticongelante degrada-se com o tempo e perde a sua propriedade de arrefecer corretamente o motor.
O óleo do motor também é crucial para manter o motor frio, lubrificando os componentes e diminuindo o atrito, bem como afastando o calor dos componentes críticos não arrefecidos pelo sistema de arrefecimento, como os pistões e as chumaceiras. Não ter óleo de motor suficiente no interior pode gerar acumulação de calor em determinadas peças, enquanto o óleo velho e degradado tem propriedades de viscosidade e lubrificação reduzidas. Assim, mantenha sempre o óleo do motor atestado e substitua-o a intervalos regulares.
Inspecionar o sistema de arrefecimento
O sistema de arrefecimento é essencial para manter o motor à sua temperatura normal de funcionamento e para o carro não se incendiar. Para o efeito, desloca o calor do motor para o radiador utilizando o líquido de arrefecimento, onde este dissipa o calor para o ambiente. A bomba de água é responsável pela movimentação do líquido de arrefecimento e o termóstato mantém a temperatura num determinado intervalo, limitando/aumentando o fluxo do líquido de arrefecimento do radiador para o motor, enquanto a tampa do radiador assegura a pressão adequada.
Se uma destas peças falhar, a capacidade de arrefecimento do sistema diminui. Assim, é crucial inspecionar o sistema regularmente. Comece por procurar fugas no radiador, nas mangueiras e à volta do termóstato ou da bomba de combustível. A primeira coisa que pretende determinar é se o radiador está entupido, uma vez que isso limitaria as suas propriedades de dissipação de calor. Para o fazer, abra a tampa e retire a mangueira inferior e, em seguida, deite água pela abertura superior. Se a água sair lentamente por baixo, o radiador está entupido. Recomendo uma visita a uma oficina de reparação para limpar o radiador.
Um termóstato encravado também pode provocar o sobreaquecimento. Entretanto, uma bomba de água defeituosa terá fugas ou produzirá um ruído de guincho, exigindo a sua substituição imediata.
Evite sobrecarregar o seu motor para o seu carro não se incendiar
Para evitar o sobreaquecimento do motor em condições de muito calor, seria inteligente aliviar a carga. Isto acontece muito quando as pessoas vão de férias de verão – o carro está sobrecarregado com passageiros e carga, e o condutor carrega ainda mais no pedal do acelerador para acompanhar o trânsito, especialmente em subidas. Estes cenários podem facilmente ultrapassar a capacidade do sistema de arrefecimento para manter o motor na sua janela de funcionamento, levando ao sobreaquecimento. Nestas circunstâncias, seria melhor aliviar um pouco o pedal do acelerador ou utilizar uma mudança mais alta para reduzir as rotações do motor.
Dito isto, deixar o motor ao ralenti em condições de calor também pode levar ao sobreaquecimento. Claro que, desta forma, é queimado menos combustível, o que significa que a temperatura de combustão é mais baixa. Ainda assim, como a bomba de água está ligada ao motor através de uma correia auxiliar, também empurra menos líquido de refrigeração através do sistema, diminuindo as propriedades de refrigeração. Assim, acelere o seu motor ocasionalmente quando estiver parado, como no trânsito.
Utilizar aditivos para o líquido de refrigeração é importante para o carro não aquecer
Os aditivos para o líquido de refrigeração não salvam um sistema de refrigeração que esteja a funcionar mal e que precise de manutenção. Estes aditivos têm tensoativos que reduzem a tensão superficial do líquido de refrigeração. Por outras palavras, eliminam as microbolhas do fluido, aumentando assim a sua condutividade térmica. Como resultado, os aditivos do líquido de refrigeração podem baixar a temperatura em torno de peças críticas, como a cabeça do cilindro, o que significa que têm um efeito positivo na durabilidade do motor.
A utilização de aditivos para líquidos de refrigeração tem outros benefícios potenciais. Por exemplo, estão equipados com agentes anticorrosão, que prolongam a vida útil das peças metálicas do sistema de arrefecimento, como o radiador, a bomba de água e até o bloco do motor. Isto é verdade mesmo que os utilize apenas com água destilada, uma vez que não precisam de ser misturados com anticongelante para funcionarem bem a temperaturas mais elevadas.
Considerar revestimentos de escape ou revestimentos cerâmicos
Outra forma de reduzir a temperatura no interior do compartimento do motor é utilizar coberturas de escape ou revestimentos cerâmicos. Ambos evitam que o calor do coletor de escape aumente a temperatura no interior do compartimento do motor. Há uma grande quantidade de calor proveniente desses tubos, uma vez que é para lá que se dirige o ar quente do processo de combustão, uma vez expulso do motor.
Assim, potencialmente, as coberturas e revestimentos de escape podem ajudar o sistema de arrefecimento a funcionar de forma mais eficiente. Naturalmente, haverá um impacto, mas não espere milagres.
Mesmo assim, a redução da temperatura no interior do compartimento do motor protegerá a carroçaria circundante de danos e manterá a cor brilhante durante mais tempo. Além disso, haverá menos calor radiante a atingir as mangueiras e os cabos, prolongando a sua vida útil.
Agora já sabe o que fazer para o seu carro não aquecer.
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