Muitas pessoas consideram que os equipamentos mais gastadores estão na cozinha, o que não é mentira se considerarmos as máquinas de lavar e a secadora. No entanto, logo a seguir está a sala. De facto, há lá vários dispositivos que se não tivermos cuidado podem representar um rombo significativo na conta da luz. Para o ajudar a baixar a conta da luz vamos dizer-lhe quanto gasta em média cada equipamento que tem na sala e aquilo que tem de desligar já!
Para baixar a conta da luz desligue isto que tem na sala!
No que diz respeito às TVs temos dispositivos de várias dimensões e tecnologias. É por este motivo que umas podem gastar mais e outras menos. Mas para além disso temos consolas, receptores multimédia, barras de som que em alguns casos raramente utilizamos mas estão ligadas, boxes e muito mais. Mas quanto gasta em média cada um destes equipamentos e o que podemos poupar?
Televisão em stand-by
Alguns modelos gastam muito pouca energia em modo stand by e usam menos de 1W, enquanto outros usam até 20W. É seguro estimar que em média o dispositivo que temos em casa provavelmente utiliza cerca de 10W.
Gasto estimado – cerca de 10W.
Box Vodafone/Meo/NOS
As boxes de TV são verdadeiros vampiros de energia. Claro que de acordo com o modelo, umas podem gastar mais e outra menos. Dito isto, há aquelas que conseguem ir até aos 25W quando estão em stand-by e outras que só gastam cerca de 5W. Dito isto, é seguro contarmos com 10W.
Gastos estimado – cerca de 10W.
Box de Streaming / Chromecast
Estes dispositivos têm a vantagem de gastar muito pouca energia. Se estivermos a falar de um Chromecast que se alimenta através da TV ainda melhor. Tudo porque em alguns casos acabam por não gastar nada. Seja como for e olhando para a média destes equipamentos é seguro dizermos que gastarão cerca de 1W em stand by.
Gasto estimado – cerca de 1W.
Consolas de jogos
Se alterou as definições na consola para utilizar as opções mais amigas da energia, a carga inativa é provavelmente de cerca de 0,5-1W. No entanto se estivermos a utilizar o modo Instant-On da XBOX ou o modo de repouso da PlayStation estamos a gastar mais energia do que deveríamos. Nestes casos podemos ter um gasto a rondar os 12W.
Gasto estimado – cerca de 12W.
Aparelhagem
Neste campo varia muito do que ela faz quando está desligada. No entanto, olhando para a média de consumo destes equipamentos em stand-by podemos contar com cerca de 25W.
Gasto estimado – cerca de 25W.
Barra de Som
As barras de som usam menos energia, na maioria das vezes, do que as aparelhagens. Ainda assim consomem algumas coisa quando estão em standby. Neste caso apontamos para os 5W.
Quanto gastamos com estes equipamentos em stand-by
Vamos juntar todas as cargas de energia estimadas. Assim somamos a TV (10W), mais a box (10W), uma consola de jogos com um modo de arranque rápido (12W) e um Chromecast (1W). Isto faz 36W.
Agora só precisamos de usar uma simples equação.
Precisamos multiplicar os watts e dividi-los em 1000 para converter watts em kilowatt horas (kWh), que é a unidade utilizada pelo fornecedor de energia. Quando ao valor de tempo temos 8760 horas num ano.
(36W * 8760H)/1000 = 315.36 kWh
Agora precisamos simplesmente de multiplicar o número de kWh pelo preço que a nossa empresa elétrica cobra por kWh.
Esta unidade é então multiplicada pelo custo por unidade, que, no momento da escrita, é de 19 cêntimos, em média, em Portugal.
315.36 kWh * 0.19 = 59,91 Euros.
Ou seja, o simples ato de deixarmos os equipamentos em stand by custam-nos cerca de 60 Euros por ano. O valor até poderá ser maior uma vez que fizemos a média de gastos.
É por este motivo que aquelas extensões com interruptor podem fazer maravilhas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!