Estas são as palavras mais pesquisadas de 2022!

No ano de 2022, foram muitas as palavras que chegaram à nuvem do Dicionário Priberam. Isto de tanto serem pesquisadas a propósito de um determinado acontecimento, mas a invasão russa da Ucrânia ditou a mais pesquisada: “oligarca”. Vamos olhar então para as palavras mais pesquisas de 2022!

Estas são as palavras mais pesquisadas de 2022!

Das palavras que flutuaram na nuvem do Dicionário Priberam este ano, foram selecionadas 24 que se encontram no website https://oanoempalavras.pt, fruto de uma colaboração entre a Priberam e a Agência Lusa, que ajudou a ilustrar cada uma das palavras com uma foto e com uma notícia do evento que suscitou a pesquisa.

Ao longo do ano foi inevitável encontrar, com destaque, buscas por palavras relativas à guerra na Ucrânia. São exemplo disso “desmilitarização” ou “genocídio” – ou a momentos importantes da política nacional e internacional, como no caso de “maioria absoluta”, “politização” ou “polarização”. Também não faltaram as buscas em momentos de acidentes ou desastres.  Neste caso temos “fajã”, “monções”,“grisu” ou “intempérie”. O mesmo com algumas celebrações, como “jubileu” e “bicentenário”.

Possibilidade de votação

Com duas palavras selecionadas para cada mês, o website permite este ano, e pela primeira vez, que os seus visitantes votem nas suas palavras e imagens preferidas. Basta para tal clicar no ícone do “coração” que está em cada uma delas.

O website https://oanoempalavras.pt resulta de uma parceria com a Lusa que se repete este ano pela sexta vez. Assim apresenta um total de 24 palavras, escolhidas, em termos de relevância, a partir de mais de uma centena que, devido ao elevado número de pesquisas diárias, ganharam destaque na nuvem do Dicionário Priberam ao longo de 2022.

Tal como nos anos anteriores, o site integra conteúdos dos repórteres fotográficos e dos jornalistas da Lusa.

Eles dão contexto a cada uma das palavras, e está estruturado por ordem cronológica. Em cada palavra, é possível aceder diretamente ao seu significado no Dicionário Priberam, bem como ao artigo da agência Lusa sobre o evento que motivou as pesquisas.

A diretora de Informação da Lusa, Luísa Meireles, comentou a propósito. “As palavras com que, anualmente, soletramos os meses que decorreram são, no fim de contas, a cara do nosso ano coletivo. Houve uma maioria absoluta em janeiro. O medo da estagflação em março. As festas a que nos juntámos do jubileu de uma rainha em maio. A monarca que se finou em setembro, enquanto observámos as atribuladas exéquias do mais duradouro presidente do espaço lusófono em julho. Polarização houve no ano inteiro, se bem pensarmos. Mas destacámo-la em novembro, no rescaldo das eleições brasileiras. Isto quando Lula, o presidente eleito visitou Portugal. Faltou-nos o Qatar em dezembro”.

O CEO da Priberam, Carlos Amaral, comentou por seu lado que “mais do que qualquer termo isolado, O Ano Em Palavras ajuda a compreender o que foram os 12 meses anteriores, definidos pelos eventos que mais marcaram os milhões de utilizadores do nosso dicionário e ilustrados, com imagens e palavras, pelos repórteres fotográficos e jornalistas da Agência Lusa, que nos acompanha neste projeto pelo sexto ano consecutivo”.

Pode ver todas as palavras aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também