Pessoalmente, adoro sonhar com um futuro em que todos nós temos 2 ou 3 painéis no telhado da nossa casa, a capturar energia limpa, seja para armazenar, ou para gastar no imediato, sem ser necessário recorrer à rede pública. No entanto, este tipo de tecnologia continua um pouco cara de se implementar, e claro, só gera energia durante o dia… Ou será que não?
Afinal de contas, segundo um novo estudo já publicado no jornal Applied Physics, existe uma forma de gerar energia durante a noite, e ao que tudo indica, é uma novidade que pode ser aplicada nos painéis já existentes, e já montados.
Painéis Solares capazes de gerar energia à Noite!?
Portanto, consegue imaginar uma painel solar capaz de capturar energia solar, sem sol? Pois é, a inovação não tem fim, graças ao desenvolvimento de uma nova técnica capaz de produzir energia nestes painéis demoniada de ‘Radiative Cooling’. O que é isto?
De forma muito resumida, quando o sol se põe, a terra começa a refrescar, libertando calor para o ar/atmosfera. O que por sua vez ajuda a criar uma diferença de temperatura entre os painéis, e o ar à sua volta. É um fenómeno que permite instalar geradores termoelétricos para a produção de energia.
Porém, como deve imaginar, o potencial de energia não é o mesmo!
Caso não saiba, esta não é a primeira vez que ouvimos falar desta possibilidade. No entanto, segundo as estimativas mais otimistas, a produção de energia elétrica durante a noite seria de apenas 25% comparativamente ao potencial destes painéis durante o dia.
Claro que 25% é melhor que nada, mas isso já irá depender do custo dos geradores termoelétricos que têm de ser instalados. Por exemplo, no meu caso, que tenho 3 painéis com um potencial máximo de 1kW, isto significaria que iria gerar 250W por hora durante a noite, o que já seria suficiente para alimentar muitos dos aparelhos eletrónicos que estão ligados durante toda a noite.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!