Já tem painéis solares em casa? Talvez também um moinho eólico de pequenas dimensões? E claro, além de tudo isto, baterias de para conseguir aproveitar a energia que armazenou durante o dia, durante a noite? Este é provavelmente o futuro, tudo de forma a conseguir subsistir fora da rede de energia elétrica pública, a um preço que faz todo o sentido.
A energia elétrica está mais cara, e por isso mesmo, faz cada vez mais sentido apostar em soluções renováveis, amigas do ambiente, e também amigas da sua carteira.
Painéis Solares + Bateria: É a solução para a sua casa. Quanto custa?
Portanto, à medida que a eletricidade tem vindo a aumentar, a tecnologia que dá vida aos painéis solares tem ficado mais eficiente, e mais importante que isso, significativamente mais barata. Aliás, segundo uma nova estimativa da Inglesa ECIU (Energy & Climate Intelligenc Unit), já é perfeitamente possível pagar painéis em apenas 5~6 anos.
Assim, tendo em conta que, em média, um painel solar tem uma vida útil de 25 anos, vai ter mais ou menos 19~20 anos de energia gratuita.
Entretanto, além dos painéis, a inclusão das baterias, em grandes esforços de marcas como a Bluetti, significa que os custos estão a baixar, e bem. Afinal, segundo a ECIU, a junção de painéis com baterias vai passar a custar 76 euros por MWh nos próximos 4 anos.
Felizmente, a aposta na energia solar tem sido mais do que muita, e por isso, os preços estão a baixar, e a captura de energia está constantemente a bater recordes. Dito isto, com um baixar dos preços, será imperativo que os consumidores comecem a pensar na instalação de painéis nas suas próprias casas, de forma a baixar a conta da eletricidade, e claro, tornarem-se mais sustentáveis e amigos do ambiente.
Curiosamente, também já existem avanços na captura de energia através de pilares eólicos, que eventualmente, também podem ser montadas nas casas das pessoas.
Consegue imaginar comprar um carro elétrico, e carregá-lo dos 0% aos 100% apenas e só com energia limpa, capturada pela sua casa? Seria incrível!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!