Existem mudanças que valem realmente a pena porque podem ter muito significado na conta da luz. O melhor de tudo é que nem são coisas muito complicadas de se fazer. De facto, na maioria dos casos é o nosso comportamento que está a ter um impacto real naquilo que pagamos de electricidade. Isto torna-se especialmente verdade para as pessoas que passam muito tempo em casa, quer por estarem em teletrabalho ou por outras razões. O que é certo é que mudando apenas uma coisa pago menos 40 Euros por mês na conta da luz.
Mudei isto e pago menos 40 Euros por mês na conta da luz!
Tenho um portátil onde trabalho por vezes e também um computador mais poderoso virando para o gaming com um monitor de 32 polegadas. Ora há algum tempo comecei a utilizar este computador para trabalhar. Até porque maioritariamente trabalho quase sempre a partir de casa e um monitor deste tamanho acaba por dar jeito. Atenção que normalmente desligo o computador à noite, mas só esta utilização diária foi suficiente para subir e muito a conta da luz, embora não me tivesse apercebido logo disso. De facto, atribuí a subida ao aumento do preço da electricidade.
No entanto a verdade é que as contas começaram sempre a chegar com valores superiores e não podia dever-se apenas ao aumento da electricidade. É que se trata de uma diferença significativa.
Assim resolvi fazer algumas modificações para verificar se havia diferença. Logo à partifda voltei a utilizar maioritariamente o portátil para trabalhar. Nessa altura a mudança foi grande.
Ter o computador de secretária ligado implica um gasto grande. Isto porque falamos do PC, do monitor, eventualmente das colunas e de outros acessórios que estejam ligados. Mas mais do que isso comecei a desligar os equipamentos de que não necessitava. Por exemplo, alguns equipamentos no escritório como a TV e a Box passei a desligar através das fichas triplas com botão e só os ligo quando necessito mesmo deles.
Ora no mês seguinte e no outro a seguir veio a resposta. Menos 40 Euros na conta da luz! Parece inacreditável mas não é. É que de facto, o aumento do preço da eletricidade revelou ainda mais estas diferenças entre equipamentos e aquilo que gastam.
Assim por vezes estamos a pagar demais porque na realidade não fazemos alguns ajustes importantes. Havendo essa possibilidade faz sempre sentido darmos mais uso ao nosso portátil que não necessita de estar sempre ligado à corrente do que estarmos constantemente a utilizar o computador de secretária. Assim esse ficou para jogar quando há tempo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!