Pagava mais por um smartphone com bateria removível?

Hoje em dia, apesar da evolução constante na tecnologia que dá vida a qualquer smartphone de nova geração, a realidade é que o nosso dia-a-dia, e na realidade até a durabilidade deste mesmo aparelho, está condicionada pela bateria não removível que lhe dá vida.

Como deve saber, as fabricantes têm optado por designs fechados, que são mais leves e mais finos, e oferecem também outra resistência a salpicos e poeiras. Mas, por outro lado, é uma estratégia que implica a troca da bateria passado 1 ano e meio ou 2 anos (o que também quase sempre obriga uma ida a um centro autorizado de reparação porque não existem peças no mercado aberto), ou então, a troca por um aparelho completamente novo.

  • Nota: Uma bateria começa a mostrar perda de capacidade após 500 ciclos de carga/descarga. (Um ciclo de carga/descarga é feito quando a bateria vai dos 100% aos 0%. Um meio ciclo é quando a bateria vai dos 100% aos 50%.)

Dito tudo isto, numa altura em que os smartphones já duram vários anos nas nossas mãos, acharia por bem ver um regresso das baterias removíveis? Mesmo que isso fosse mais caro?

Pagava mais por um smartphone com bateria removível?

Portanto, caso não saiba, a Comissão Europeia quer obrigar as fabricantes a tornar os seus aparelhos mais sustentáveis e reutilizáveis. Por isso, quer que as baterias fiquem mais resistentes à perda de capacidade ao longo do tempo, ou então, que possam ser trocadas de forma mais facilitada.

Não nos podemos esquecer que uma bateria removível não significa apenas que o seu smartphone não vai estar limitado por este componente ao longo da sua vida. Se ficar sem bateria, pode pura e simplesmente trocar a bateria e voltar aos 100%, algo que hoje em dia é pura e simplesmente impossível.

Por isso, tendo em conta que as fabricantes vão ter de mudar de estratégia, e talvez até fazer alterações nas suas linhas de produção, imagine a seguinte situação… Dois smartphones exatamente iguais, mas um é mais caro (+25~50€) porque tem uma bateria removível. Qual compraria?

Prós:

  • Smartphone com um ciclo de vida maior
  • Possibilidade de trocar de bateria e voltar aos 100% sem necessitar de carregamento

Contras:

  • Resistência a água e pó mais baixa
  • Possivelmente mais grosso e pesado
  • Mais caro

É uma questão muito interessante, porque a própria Samsung parece ter preferido desenvolver um S25 Ultra mais fino e mais leve, ao manter a mesma bateria de 5000mAh do seu atual topo de gama, em vez de apostar numa bateria maior. Isto ao mesmo tempo que outras fabricantes estão a optar pelo caminho inverso.

Em suma, o que iria preferir? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também