Como acontece habitualmente com a entrada num novo ano o custo de vida vai aumentar e as portagens não são exceção. Assim prepare-se para pagar mais de Via Verde e em alguns casos não é assim tão pouco como isto. Mas os preços podem ficar ainda mais caros! Isto para quem não aderir ao extrato eletrónico e preferir receber em papel.
Fica mais barato se optar por extrato eletrónico
O novo preçário já foi disponibilizado no site da Via Verde e é possÃvel percebemos todos os aumentos. Por exemplo, no caso da modalidade Mobilidade os preços passam de 1,14 Euros para 1,25. Já no caso da Mobilidade Leve que se destina aos clientes ocasionais passa de 1,43 Euros para 1,59 Euros. Já quem optar pela subscrição Autoestrada passa a pagar mais um cêntimo. Ou seja, de 52 para 53 cêntimos. Como o nome deixa adivinhar esta subscrição é apenas para utilização nas autoestradas.
Se quiser fatura em papel vai pagar mais de Via Verde
Por exemplo, se olharmos para a modalidade Mobilidade fica a pagar 1,75 Euros por mês. Já no caso da Mobilidade Leve fica a pagar 2,09 Euros. É dinheiro! Já a mobilidade autoestrada para 1,03 Euros.
Se formos olhar para os valores anuais os preços aumentam realmente bastante entre fatura eletrónica e fatura em papel. Assim opte sempre pela fatura eletrónica porque vai conseguir poupar muito mais.
Procura uma solução para a ponte 25 de Abril e Vasco da Gama?Â
Esta é uma travessia que muitas pessoas fazem diariamente e que nem sempre é fácil. Isto porque temos os custos da gasolina, as enormes filas de trânsito e o preço das portagens. No entanto há formas de poupar muito na ponte 25 de Abril e Vasco da Gama. Em alguns casos pode chegar a poupar cerca de 30 Euros por mês!
A maioria das pessoas que tem Via Verde acaba por passar ao lado deste serviço. No entanto, a verdade é que tem vários benefÃcios e pode mesmo poupar muito dinheiro. No que diz respeito à ponte 25 de Abril pode poupar cerca de 20 Euros por mês se passar todos os dias!
Mas vamos olhar para os valores
Imagine que passa pela Ponte 25 de Abril 23 vezes por mês. Com a tarifa normal iria pagar quase 50 Euros. Com o Via Card vai conseguir poupar muito dinheiro. Na prática, 18 Euros e 63 cêntimos. Assim em vez de quase 50 Euros paga 29!
No caso da Ponte Vasco da Gama existem mais variáveis. Isto porque está relacionado com as horas de passagem e também com o facto de serem dias úteis ou não. Seja como for são poupanças bastante inferiores face ao que se poupa na ponte 25 de Abril. Assim irá conseguir poupar cerca de 3 Euros.
Entretanto quem tem veÃculos elétricos ou hÃbridos plug-in tem ainda direito a mais descontos. Isto graças ao Via Card Eco. Em média consegue poupar mais 4 Euros, se utilizarmos o exemplo anterior. Ou seja, em vez de pagar 29 Euros mês paga 26.
É preciso usar sempre cartão para passar no Via Card?
Não. Isto porque este serviço também disponibiliza uma funcionalidade muito semelhante ao da Via Verde. No entanto é necessário aderir. É um serviço de leitura automática da matrÃcula que faz com que não tenha de estar a parar para introduzir o cartão. Se pretender aderir a este serviço terá de preencher um formulário que está disponÃvel aqui. Isto caso seja cliente Via Card.
De facto e apesar deste serviço poder passar despercebido para alguns vale realmente a pena conhecer. Mais informações e adesão estão disponÃveis nesta ligação.
Quem tem Via Verde pode aderir?
Sim. O identificador Via Verde apenas é reconhecido nas vias dedicadas Via Verde. Poderá ter ViaCard simultaneamente, para usufruir dos descontos disponÃveis nas Pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.
É necessário passar sempre pela via Via Card?Â
Entretanto saiba que não necessita de passar apenas nas vias Via Card. Pode igualmente passar nas vias manuais, apresentando o seu cartão ao portageiro para que seja contabilizada a passagem na sua conta ViaCard.
Assim mesmo sabendo que as portagens aumentam em 2025 existem algumas onde vai poder poupar.
Com este sistema vai conseguir poupar muito na ponte 25 de Abril e alguma coisa na Vasco da Gama.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!