Atenção: pode estar a pagar 300 Euros a mais de luz por ano!

Um erro simples, mas extremamente dispendioso, pode estar a acrescentar centenas de Euros à sua conta da luz. É que por vezes quando queremos poupar num lado, acabamos por gastar noutro. Exatamente por esse motivo que os especialistas lançaram o alerta. É que na prática e feitas as contas pode estar a pagar 300 Euros a mais de luz por ano!

Pode estar a pagar muito mais de luz por ano!

A verdade é que a utilização contínua de aparelhos antigos para além da sua esperança de vida pode ser um fator importante por detrás do aumento significativo dos seus custos energéticos. Os frigoríficos, máquinas de lavar roupa e outros podem parecer que estão a fazer o trabalho, mas à medida que envelhecem, perdem eficiência e requerem mais energia para funcionar. Assim na prática o resultado da utilização não é tão boa e para além disso está a aumentar muito aquilo que paga de luz.

Como forma de poupar mais dinheiro à partida, muitas famílias tendem a evitar substituir os seus aparelhos antigos. No entanto, esta decisão tem normalmente um custo. Um custo energético mais elevado e a longo prazo.

enviar a contagem da luz, Menos 60 Euros na conta de luz? É só fazer esta mudança!

Quanto pode estar a pagar a mais?

Os seus aparelhos mais antigos podem estar a custar-lhe até 300 Euros por ano em consumo adicional de energia. Isto em comparação com os seus equivalentes modernos e energeticamente eficientes.

A ineficiência aumenta com o tempo

Na maioria das vezes, devido ao desgaste perene e prolongado, a ineficiência dos aparelhos mais antigos agrava-se com o tempo, fazendo com que consumam cada vez mais energia. Por exemplo, um frigorífico com o motor envelhecido ou as borrachas danificadas tende a consumir muito mais energia.

Um eletrodoméstico que já ultrapassou o seu tempo de vida útil pode consumir até 1.000 quilowatts-hora (kWh) extra de energia por ano.

Investir em modelos mais recentes pode reduzir drasticamente este consumo, poupando-lhe dinheiro a longo prazo e, ao mesmo tempo, diminuindo a pegada de carbono da sua casa.

Em comparação, os aparelhos relativamente mais recentes, especialmente os que têm classificações de eficiência energética elevadas, tendem a minimizar o consumo de energia, uma vez que são concebidos com o objetivo de manter o consumo de energia no mínimo. Isto faz com que os aparelhos mais recentes sejam uma escolha mais inteligente para clientes conscientes dos custos.

reparar uma máquina de lavar roupa, lixívia, custa máquina de lavar, lavar roupa de cama, secar a roupa sem secadora, máquina de lavar deixa nódoas, problemas na máquina de lavar

Vida útil média dos electrodomésticos comuns

Para percebermos o que pode estar a mais na nossa casa importa olhar para o tempo médio de vida de cada equipamento.

Frigorífico/congelador: 10-20 anos
Máquinas de lavar roupa: 10-13 anos
Máquina de secar roupa: 10-15 anos
Máquina de lavar loiça: 10 anos

Se os seus aparelhos ultrapassaram o tempo de vida útil previsto, provavelmente estão a consumir mais energia do que o necessário.

Embora a substituição de electrodomésticos possa parecer uma despesa avultada, é um investimento que compensará ao longo do tempo, reduzindo as suas contas de energia.

Pequenas mudanças como esta podem ter um impacto significativo tanto nas suas finanças como no ambiente, ajudando as famílias a gerir melhor os custos durante a atual crise energética.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também