Ainda gosta de ter dinheiro vivo para os mais variados pagamentos? Bem, os tempos do dinheiro real estão inegavelmente a terminar! Aliás, até já chegámos a uma altura em que vai ser necessário ter um cartão bancário para fazer pagamentos de serviço.
Esta é uma nova regra para 2024, após uma decisão tomada pela SIBS.
Pagamentos de serviços obrigam ao uso de cartão bancário!
Portanto, segundo as comunicações que os bancos estão a enviar aos seus clientes, a partir do passado dia 1 de Janeiro de 2024, os clientes vão precisar de ter um cartão bancário associado à sua conta de forma a conseguirem fazer operações como pagamento de serviços, pagamentos ao Estado ou carregamentos de telemóveis mesmo nos seus canais digitais (“homebanking”).
Um cliente de um banco não tem de ter sempre um cartão bancário?
Bem, a grande maioria tem, mas é uma escolha. Ou seja, um cliente pode escolher não ter um cartão de forma a fugir à responsabilidade de custos com o mesmo, ou o facto de o ter de guardar e usar.
O que muda?
Para fazer operações Multibanco como pagamento de serviços, irá ser necessário ter um cartão (de débito ou de crédito) associado à conta. O que claro está, implica (quase sempre) um pagamento de comissões ao banco, com um cartão de débito a custar, em média, cerca de 20€ anuais.
- De forma muito resumida, para pagar algo a partir de uma conta bancária. Necessita de ter um cartão de débito/crédito associado a essa mesma conta.
Para terminar, temos de salientar que a decisão foi tomada pela SIBS, a entidade gestora da rede Multibanco em Portugal, que claro, é detida pela maioria dos principais bancos que operam em Portugal, sendo os principais acionistas BCP, Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta e BPI.
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