O Padel é um desporto interessantíssimo, que está a crescer a um ritmo quase absurdo, isto a uma escala global. Aliás, alguns especialistas afirmam que este é o desporto com o maior ritmo de crescimento da atualidade. Algo compreensível, visto que apesar de ser difícil de dominar, é muito fácil de lhe apanhar o jeito, e é sempre uma altura divertida no dia dos praticantes, sejam este meros casuais, ou “pro”.
Dito tudo isto, como deve imaginar, tendo em conta que é um desporto incrivelmente popular em Espanha, Portugal não está fora da loucura. Aliás, é fácil perceber que começam a aparecer campos de Padel um pouco por todo o lado, por vezes até em localidades remotas.
Algo curioso, porque o Padel apareceu por cá pela primeira vez em 2001, mas acabou por não ter muito sucesso. Entretanto, as coisas mudaram, e eu que vivo numa “terriola”, fico espantado porque até por cá já temos 2 campos de Padel, e por isso mesmo, este começa a ser um assunto completamente banal.
Assim, tendo tudo isto em conta, houve sempre algo que me causou alguma confusão… Qual é a razão dos furos nas raquetes de padel? Para que servem? Que tecnologia é esta?
Padel: Raquetes têm tantos furos para quê!?
Portanto, seja a raquete baseada em carbono, fibra de vidro, ou outro qualquer composto, a realidade é que todas as raquetes de Padel têm um qualquer número de orifícios. Este número pode ser diferente de raquete para raquete, e a sua colocação também não tem de ser sempre a mesma. Mas a sua presença é (quase) sempre um dado adquirido.
Sabe porquê? Apesar de alguns estudos afirmarem que o impacto destes furos é irrisório, na teoria, estes servem primariamente para trazer alguma aerodinâmica para a raquete, e assim facilitar o seu manuseamento em dado espaço. Além disso, também ajudam a controlar o peso da mesma.
Aliás, há até quem diga que orifícios nas extremidades seriam bastante mais interessantes, em vez de todos situados no centro. Isto porque a raquete seria mais estável, mais resistente, e também teria um ponto ótimo mais alto. Provavelmente também seriam raquetes com maior potencial de ataque.
Então, se não são necessários buracos, porquê a sua colocação?
Simples, apesar do facto de não existir uma configuração especifíca, é obrigatório (Regulamento) ter pelo menos um buraco nas raquetes de padel. Sendo exatamente por isso que a Drop Shot lançou uma raquete com apenas um orifício, bem no centro da mesma. Porém, foi um falhanço comercial.
Em suma, apesar de tudo o que vem a ser dito acerca dos orifícios, o que realmente tem de ter em conta se porventura quiser comprar uma raquete, são os materiais que as contituem, na forma, e peso.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!