Outro dia referi na Leak que os testes do DxOMark ao Huawei Mate 20 Pro estavam quase a sair. O grande dia chegou e a análise a este equipamento foi finalmente divulgada. Considerando que o P20 Pro era o equipamento número um ao nível das câmeras, será que este lugar se mantém? Ou o Mate 20 Pro arrasou o antecessor? São estas as respostas que vamos dar nas próximas linhas.
O primeiro lugar era ocupado pelo Huawei P20 Pro (ou continua a ser?)
Olhando para todos os smartphones que existem na mercado, o Huawei P20 Pro tem sido o campeão ao nível das câmaras.
Depois de vários meses em primeiro lugar, o Mate 20 Pro foi testado e ficou… empatado. Isto significa que temos dois Huawei na primeira posição dos testes da DxOMark, com exatamente a mesma posição.
Mais especificamente, o Huawei Mate 20 Pro conquistou 109 pontos. O smartphone que chega logo a seguir no TOP não é Android. Falamos do iPhone XS Max da Apple. Está quatro pontos atrás deste duo.
Resultados que podem surpreender ao nível da fotografia e vídeo.
O Mate 20 Pro recebeu 114 pontos no campo da fotografia. Já no caso do vídeo conquistou 97 pontos.
Já o P20 Pro conseguiu 114 pontos a nível fotográfico e 98 no vídeo!! Não há mais valia no Mate?
Acaba por ser estranho que tendo o P20 Pro mais um ponto ao nível do vídeo, acabe por ficar empatado no final com o Mate 20 Pro.
O site DxOMark elogiou as imagens capturadas com o Mate pela exposição, alcance dinâmico, pormenores e sombras. Ao mesmo tempo, elogiou o smartphone pelos níveis de ruído e reprodução de cores. Para além disso, destacou também o desempenho impressionante em situações de baixa luz.
Ainda assim há espaço para melhorias. É que texturas mais finas parecem, por vezes, pouco natural. Para além disso, algumas imagens com efeito bokeh provocaram perda de detalhes na face.
Desempenho no campo do vídeo
Segundo o DxOMark a câmara do Mate 20 Pro está muito perto da perfeição graças à focagem automática rápida, bom desempenho, equilíbrio de brancos e renderização de cores.
Ainda assim e apesar da estabilização vídeo ser eficiente, tudo funciona melhor se estiver a andar, ao invés de estar parado.
As capacidades vídeo do P20 Pro e do Mate 20 Pro são muito semelhantes. Ainda assim, os vídeos capturados com o Mate 20 Pro têm mais ruído.
Vamos agora olhar para o Zoom
Teoricamente o Mate 20 Pro tem obrigação de ser melhor. Na prática não foi bem isso que aconteceu. É verdade que segundo o DxOMark a qualidade do Mate é uma das melhores. No entanto, não é a número um. O P20 Pro revela mais detalhe no Zoom. Para além disso as imagens têm também menos ruído.
O DxOMark refere que os resultados mais fracos devem-se ao facto da Huawei ter abandonado a câmara de 20 megapixéis monocromática do P20 Pro para incluir uma grande angular.
Mas afinal em que ficamos?
Na conclusão, o DxOMark afirma que o Mate 20 Pro disponibiliza excelentes fotos e vídeos em todas as ocasiões. Para além disso, a inclusão de um sensor grande-angular garante mais flexibilidade. Ainda assim e vendo friamente as coisas o Huawei P20 Pro bate o Mate 20 Pro. É por pouco, é certo, mas ainda assim bate.
É verdade que estes resultados não vão agradar a todos os utilizadores. No entanto, é o que temos neste momento. O que é estranho é que o Mate 20 Pro tem tudo para conseguir melhor pontuação. Ora vamos olhar para a diferença entre os dois.
Primeiramente, vamos relembrar o sistema de câmeras do Huawei P20 Pro.
Ademais, vamos falar das especificações das câmeras! O Huawei P20 Pro conta com um sistema de três câmeras na traseira, incluindo uma lente principal de 40MP RGB f/1.8, uma lente de 20MP monocromática f/1.6, e por fim, uma lente de 8MP teleobjetiva f/2.4, zoom 3x e OIS.
Todos as três lentes funcionam em conjunto para lhe oferecer a melhor imagem possível, sendo possível observar o seu funcionamento, por exemplo, no Modo Retrato.
Em paralelo, o P20 Pro consegue ainda oferecer um zoom 5X híbrido.
O que no fundo quer dizer que a lente de 8MP oferece Zoom 3X e a lente monocromática oferece um zoom híbrido 2x.
O Mate 20 Pro livrou-se do sensor monocromático, para dar lugar a um sensor de ângulo amplo
A Huawei decidiu trocar o sensor monocromático do P20 Pro, para implementar um sensor de ângulo amplo.
Isto porque a empresa acredita que ao usar sensores maiores, o antigo sensor acaba por perder a sua utilidade.
Em suma, agora o novo topo de gama da Huawei conta com uma lente de 20MP capaz de capturar imagens super amplas, uma outra lente de 40MP de ângulo amplo (igual à do P20 Pro) e ainda uma terceira lente de 8MP teleobjetiva.
Pois bem, agora, a lente de 20MP tem uma abertura de f/2.2. Bem como a impressionante distância mínima de foco de 2.5cm.
Em paralelo, a lente teleobjetiva recebe também uma atualização, pois agora em vez de ser capaz de Zoom 3X, a câmera de 8MP é agora capaz de Zoom 5X, com uma pequena ajuda da IA do aparelho! A primeira câmera de sempre da indústria a conseguir um zoom desta qualidade sem lente retrátil.
Qual é o seu equipamento preferido, o Huawei P20 Pro ou o Mate 20 Pro? Conte-nos tudo nos comentários!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!