Ninguém gosta de pensar nisto, mas a verdade é que podem ocorrer algumas situações em que se torna necessário utilizar as máscaras de oxigénio que estão disponíveis nos aviões. Mas sabe quantos minutos de oxigénio têm os aviões por passageiro? Ou seja, durante quanto tempo as máscaras irão funcionar?
Quantos minutos de oxigénio têm os aviões por passageiro?
Momentos depois de o avião descolar, por vezes ouve-se o comandante em direto no discurso público a dizer: “Senhoras e senhores, estamos agora em altitude de cruzeiro….” É um alívio, pois pode aliviar o cinto de segurança e dirigir-se à casa de banho.
A maioria dos aviões tem uma altitude de cruzeiro atribuída para eficiência de voo e utilização óptima do combustível. Um avião de passageiros típico voa a 35 mil pés acima do nível médio do mar e, por vezes, até mais alto. Isto é um pouco mais de 10 quilómetros acima do solo.
No entanto, a altitudes superiores a 18 mil pés, a sobrevivência humana é ilusória! Em primeiro lugar, o ar circundante tem pouco oxigénio. Consequentemente, corre-se o risco de sofrer de hipoxia, uma perda súbita de consciência que ocorre devido a uma deficiência de oxigénio. Se houver algum problema com o avião serão mesmo necessárias máscaras de oxigénio.
Por exemplo se algumas das camadas do avião falharem, o avião deparar-se-á com uma emergência grave, conhecida como despressurização. É nessa altura que a cabina do avião perde a capacidade de manter uma pressão confortável para as pessoas a bordo. A pressão interior iguala a pressão exterior e as pessoas a bordo têm de respirar o ar pobre em oxigénio a pressões tão baixas. Se os outros sistemas do avião estiverem a funcionar bem, verá as máscaras de oxigénio colocadas em cada passageiro.
Quanto tempo duram as máscaras?
A maioria dos aviões tem 12 a 15 minutos de oxigénio por passageiro, o que permite aos pilotos descer o avião até aos 10 mil pés ou menos. Nessa altura já o ar é rico em oxigénio e confortável para a maioria das pessoas.