É verdade que a Nintendo Switch ficou quase em segundo plano após os lançamentos das consolas portáteis de última geração, como o ROG Ally. No entanto, o YouTuber Geekerwan conseguiu fazer overclock à Nintendo Switch para consegui em simultâneo executar vários jogos de plataformas como o PC, Android e Linux.
Overclock à Nintendo Switch revela grande potencial!
O chip Tegra X1 do Nintendo Switch tem um potencial inexplorado. De facto, o overclock mostra uma grande melhoria no desempenho e torna-a ideal para correr jogos
A Nintendo Switch em si não suporta overclock a menos que seja modificada através de um método específico. Por isso, o Geekerwan conseguiu instalar o sistema operativo Android na consola através de um novo emulador. Além disso, ele também conseguiu modificar as velocidades de relógio da memória e do chip no Nintendo Switch.
Lembramos que a Nintendo Switch possui o processador Tegra X1 da NVIDIA lançado em 2015. Ele possui 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A57 e 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A53 que corem originalmente a 1,0 GHz. No entanto, Geekerwan foi capaz de fazer overclock da velocidade de relógio do CPU até 2,3 GHz modificando os ficheiros do bootloader do emulador Android. Isso representa uma melhoria de mais de 2x na velocidade do relógio com o OC aplicado.
Além disso, também fez um overclock das velocidades de relógio da gráfica de 768 MHz para 1,267 GHz, conseguindo uma melhoria de mais de 60% nos relógios da GPU. Tal como salientado por Geekerwan, o chip Tegra X1 está a funcionar a velocidades de relógio muito mais baixas do que deveria, principalmente porque a Nintendo pretende ter um dispositivo sem ter altas temperaturas.
Embora os ajustes tenham melhorado os benchmarks (como o Geekbench 5), não conseguiram fazer muito para aumentar a potência em cenários de jogos. Títulos para Android, como Genshin Impact, não conseguiram ultrapassar a marca dos 30 FPS, uma vez que dependem muito da CPU. Geekerwan também se esforçou e instalou o Linux na Nintendo Switch para correr os mais recentes títulos de PC. Para nossa surpresa, os jogos estavam a carregar.
Títulos como GTA 5, Devil May Cry e God of War foram carregados no Nintendo Switch, mas o esforço foi em vão, já que a consola portátil não conseguiu atingir mais de 10 FPS. Afnal de contas esta consola já tem mais de cinco anos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!