A Microsoft lançou finalmente a API DirectStorage 1.1 para os estúdios responsáveis pelo desenvolvimento de jogos, na passada segunda-feira. Isto significa que a partir daqui, vamos encontrar muito e bom jogo com suporte à descompressão de ativos com a ajuda da placa gráfica.
Não sabe o que é o DirectStorage? Bem, vamos explicar.
Os tempos de loading no PC vão mudar para melhor
Portanto, o DirectStorage já abria um caminho direto, para a placa gráfica do seu PC ter acesso ao conteúdo do armazenamento local, e agora, com a versão 1.1, é possível usar o poder de processamento dessa mesma placa gráfica, de forma a descomprimir os ativos de cada jogo.
Além disto, a Microsoft também está a introduzir o suporte ao GDeflate, um formato de compressão desenvolvido pela NVIDIA, que está otimizado para técnicas de descompressão paralelas.
Entretanto, tanto a NVIDIA, como a Intel, e até a AMD, já responderam favoravelmente a este lançamento, ao lançarem drivers de desenvolvimento com suporte ao novo DirectStorage 1.1. (As versões finais deverão ser lançadas nas próximas semanas).
Mas calma! Para termos acesso a todas estas melhorias, é necessário que os jogos suportem o DirectStorage. Por isso, não é algo que vamos sentir no imediato nos jogos já lançados. É algo que deverá começar a ter um impacto ao longo dos próximos meses, quer seja com novos lançamentos, ou com atualizações a alguns jogos já lançados.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Satisfeito? É bom ver o mundo do PC Gaming a crescer depois de anos a ouvir dizer que ia “falecer”? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!