Se por ventura já viu os números de vendas de smartphones em 2020, reparou que a Apple está mostrar uma força esmagadora graças ao sucesso da recente gama iPhone 12. Por isso, se calhar não vai ficar impressionado com os números no mundo dos tablets. É que neste segmento, a Apple também está com muita força, especialmente agora, que o mercado de tablets parece estar numa fase de ressurreição.
Os tablets estão a voltar! Mas a rainha é a mesma… A Apple!
Portanto, o último trimestre de 2020 foi simplesmente fantástico para a gama de iPads da Apple, com um aumento a rondar os 40% em relação ao mesmo período do ano passado. (19.2 milhões de aparelhos! A melhor performance desde 2014)
Assim, parece que a Apple tem agora nas suas mãos cerca de 36% do mercado de tablets.
Entretanto, logo a seguir à “maçã”, temos a Sul Coreana Samsung ao conseguir enviar para o mercado cerca de 9.9 milhões de tablets (+41% em relação ao ano passado), com a Amazon a ficar em terceiro lugar com a sua gama de tablets (6.5 milhões de aparelhos).
Curiosamente, enquanto a grande maioria das fabricantes subiu, a gigante Chinesa Huawei caiu com menos 24% de unidades enviadas para o mercado em relação ao ano passado. Uma tendência que parece ser geral, visto que a Huawei também caiu 42% no mercado de smartphones no último trimestre do ano.
Em suma, o mercado de tablets cresceu 54% no fim do ano passado (último trimestre), confirmando que estes aparelhos estão mesmo de regresso. (Números totais do ano = +28%).
Porquê este crescimento?
A culpa recai obviamente na pandemia, que viu muito boa a gente a precisar de um aparelho de grandes dimensões para trabalhar ou estudar. No entanto, parece que uma melhoria nas especificações, conectividade e número de modelos também ajudou ao crescimento deste mercado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!