Como deve saber, as consolas de nova geração vão chegar ao mercado equipadas com SSDs super rápidos… Uma tecnologia que já temos no mundo dos PCs há alguns anos, mas que por uma razão ou outra, nunca foi capaz de oferecer grandes vantagens no mundo dos videojogos, se esquecer-mos os tempos de loading mais rápidos, claro está.
Pois bem, agora que as consolas começaram a apostar em armazenamento rápido, parece que os estúdios estão finalmente prontos a apostar na tecnologia… O que claro está, irá beneficiar todos os jogadores, incluindo o PC!
Os SSDs vão (finalmente) revolucionar o mundo dos jogos!
Portanto, ficámos ontem a saber que a MachineGames está a planear aproveitar as potencialidades dos SSDs PCIe 4.0 para elevar o seu Wolfenstein 3 a um nível completamente novo. Ou seja, não estamos a falar apenas dos tempos de loading, mas sim em maneiras de mudar completamente a forma como o jogo é feito e posteriormente jogado.
Ao fim ao cabo, os tempos de loading não se encontram apenas no início de cada nível! Temos muito carregamento de dados escondidos em cinemáticas, elevadores, corredores, etc… Algo que claro está, dependendo do jogo, pode meter uma pausa na ação num momento em que essa mesma pausa não deveria de existir. Ou seja, para resumir bem a situação, se o objetivo de um estúdio for entregar um projeto capaz de oferecer ação fluida e sufocante.
Os novos SSDs são uma parte essencial para conseguir alcançar esse objetivo! Como já tivemos a oportunidade de ver em Ratchet and Clank para a PS5. Onde temos o loading imediato de novas dimensões completamente diferentes para uma jogabilidade nova, num mundo também ele novo.
Em suma, é algo que já ouvimos sair da boca de vários devs, mas que realmente se começa a afigurar uma realidade para o mundo dos jogos. As coisas vão mesmo mudar, e ainda bem.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!