Os SSDs PCIe 5.0 de nova geração fazem barulho à sorte!

O primeiro SSD baseado no padrão PCIe 5.0 já é uma realidade no mercado Japonês, e como tal, sendo o primeiro SSD realmente super rápido, e diferente do ‘normal’, tivemos logo alguns entusiastas a fazer testes, como é o caso de @momomo_us. Vamos tentar perceber o que vale?

Primeiro SSD PCIe 5.0 de nova geração é rápido, mas faz barulho

Portanto, esta drive foi agora lançada pela CFD Gaming, uma fabricante que aposta exclusivamente no mercado Japonês. Quanto às especificações técnicas, temos um controlador Phison E26, bem como chips de memória NAND Micron B58R 3D TLC. Ou seja, um design de referência da Phison, com o branding da CFD em cima. Entretanto, a marca oferece este SSD em versões de 1TB, 2TB e 4TB.

Dito isto, além de uma performance superior a qualquer SSD PCIe 4.0, mas infelizmente ainda longe do limite teórico do padrão PCIe 5.0. Este SSD PCIe 5.0 parece ter um lado negativo muito significativo. Qual é? Faz barulho à sorte! (link)

Sim, este é um dos primeiros SSDs a chegar ao mercado com uma solução de refrigeração ativa, ao ser equipado com uma ventoinha de 17*17mm, capaz de chegar às 21 mil RPM. É um som irritante, que pode muito bem servir de “janela” para o futuro do armazenamento de alta velocidade.

Quanto à performance, pode ver a imagem em baixo para tirar uma ideia:

Estamos a falar de um SSD capaz de rondar os 10 GB/s, sem grandes dificuldades. O que já é um nível de performance muito interessante face aos atuais 7 GB/s, mas ainda bastante longe dos teóricos 14 GB/s do padrão de nova geração.

Quando é que vamos ver SSDs mais rápidos? Bem, terá de existir uma aposta em controladores de memória, e claro, em chips de memória NAND mais rápidos. Além disto, é necessária uma melhoria dos sistemas de refrigeração, para não termos SSDs a fazer mais barulhos que placas gráficas, ou coolers de CPU.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também