Apesar da queda abrupta na procura de novos smartphones, parece que o aumento massivo no número de câmeras nos aparelhos atuais ajudou a que a indústria de sensores CMOS não tivesse de lidar com dificuldades acrescidas. Afinal de contas, segundo a Counterpoint Research, tivemos cerca de 60 milhões de smartphones quad-camera a serem enviados para o mercado só no primeiro trimestre do ano.
Mas a coisa poderá crescer ainda mais, visto que a mesma empresa de estudo de mercado afirma que esta tendência de aumento de câmeras nos smartphones modernos, poderá fazer com que a indústria chegue às 5 mil milhões de unidades de sensores vendidos até ao fim do ano!
É que caso não saiba, em média, um smartphone tem 3,5 sensores. No entanto, mesmo com o COVID a dar cabo do mercado, existiu um aumento de 20% no número de aparelhos com 4 sensores na gama média e gama premium de smartphones.
Será que vamos ver um aumento massivo no número de sensores na segunda metade do ano?
Os smartphones com 4 câmeras salvaram a indústria de sensores! Mas que fabricantes estão a liderar esta tendência?
Pois bem, quem mais aposta no número de câmeras é a OPPO, Xiaomi, Huawei e Samsung. Que todas juntas fazem cerca de 83% dos aparelhos previamente mencionados.
Mas para sermos ainda mais específicos, a OPPO reina com 25.3%! Isto enquanto a Xiaomi fica em segundo lugar com 21.5%. Em terceiro temos a Samsung com 20.9%, e por fim temos a Huawei com 15.3%
Apesar do mercado de smartphones estar em sofrimento, estas notícias são boas para os consumidores!
Afinal de contas, apesar do mercado de smartphones ter passado pela maior queda de sempre da sua história, ao perder 20% no primeiro trimestre de 2020. A verdade é que a aposta nos sensores prova que as fabricantes continuam a querer lutar entre si para oferecer mais performance e inovação… E isso nunca é negativo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!