Em plena pandemia de COVID-19 todo o cuidado parece ser pouco a vários níveis. Não só devido ao facto de podermos ser contagiados pelo vírus mas também por todos os “Scammers” da Internet que estão sempre prontos para nos prejudicar e roubar informações pessoais.
Dito isto, soubemos muito recentemente que estes criminosos têm agora novas formas de atuar e de “burlar” as pessoas. Sendo uma das principais o uso currículos médicos falsos e ainda os formulários repletos de Malware relacionados com o COVID, para sacar as suas informações.
Os “Scammers” andam à solta! Cuidado com os formulários falsos!
Portanto, devido ao COVID-19 muitas foram as empresas em todo o mundo que fecharam fazendo aumentar o número de desempregados. Assim, o número de currículos enviados chegaram a números exorbitantes, com vários milhões de pessoas a pedirem o apoio do estado para poderem subsistir.
Contudo, o problema aqui é que 1 em cada 400 pessoas era um “Scammer” a pretender beneficiar com toda a confusão instalada pelo COVID-19. E como tal, muitos foram os dados de várias pessoas que foram roubados e utilizados para fins menos bons.
Para além disso, outro dos grandes problemas é de facto o uso de formulários e links cheios de Malware escondidos atrás de formulários médicos que aparecem nas nossas redes sociais ou emails. Portanto, todo o cuidado é pouco contra estas burlas e é bastante importante que não abra esta ligações a não ser que tenha a certeza que sejam seguras.
Tem dificuldade em criar boas passwords para contas? A Apple vai ajudar!
Em suma, tenha em atenção todo este tipo de burlas e até mesmo a informações falsas acerca do COVID. Afinal de contas, com toda esta confusão existe sempre alguém que pretende ganhar algo com isso, mesmo que isso implique prejudicar outras pessoas inocentes.