A AMD já revelou os seus novos processadores para 2020, os Ryzen 5000, que impressionam forte e feio no desempenho, e claro, também no preço… Ao fim ao cabo, são significativamente mais caros em relação à geração anterior. O que na minha opinião é completamente normal, afinal de contas, à medida que a AMD fica mais confortável na liderança de mercado, vai começar a apostar mais e mais nas margens de lucro!
Em suma, cabe agora à Intel começar a rivalizar de forma decente para trazer alguma concorrência e equilíbrio ao mercado de processadores, tal e qual como a AMD fez com os primeiros Ryzen em 2017.
Os novos Ryzen 5000 não trazem cooler porque são para entusiastas
Portanto, caso não tenha reparado, apenas o Ryzen 5000 mais barato traz um cooler incluído (Ryzen 5 5600X)! O Low-Profile Wraith Stealth.
Dito isto, na verdade não é assim tão surpreendente que estes processadores cheguem ao mercado sem ‘cooler’. Afinal de contas, nem é a primeira vez que a AMD faz isto, visto que os Ryzen ‘XT’ também chegaram ao mercado sem cooler, à exceção do modelo mais barato, mais uma vez a versão de gama média 3600XT.
Contudo, o Ryzen 5 5600X traz um cooler bastante mais fraco que o incluído com o Ryzen 5 3600XT, o que é realmente uma pena… Mas que nas palavras da AMD, tem tudo a ver com o facto de estarmos a lidar com CPUs para entusiastas! Ou seja, são processadores que merecem coolers ‘como deve de ser’ de outras marcas fora do domínio da AMD, como a Corsair, NZXT, ASUS, etc…
Aliás, a AMD recomenda o uso de soluções de refrigeração a água, ou pelo menos soluções a ar ‘premium’. Algo que muito provavelmente vale a pena, tendo em conta a potencial performance de todos estes chips.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!