Os Ryzen 4000 vão manter compatibilidade com as motherboards AM4!

Como deve saber, a AMD prometeu em 2017 que iria oferecer compatibilidade aos seus processadores Ryzen durante todo ou quase todo ciclo de vida da plataforma AM4. Uma gama de motherboards que começou com as A320/B350/X370 e já se encontra na série X570.

Pois bem, até foi algo que a Intel replicou no ano passado, quando lançou os Core 9000 com suporte à antiga gama de motherboards Z370! Mas que infelizmente foi sol de pouca dura… Visto que os novos Intel Core 10000 deixam todas as ‘velhinhas’ boards para trás. Para dar as boas vindas a uma nova plataforma e um novo socket, na forma dos SoCs Z470/Z490 e socket LGA1200

Pois bem, enquanto a Intel dá uma nova ‘facada’ na carteira dos seus fieis consumidores. A AMD vai voltar a estender a compatibilidade com a chegada dos novos Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3. No entanto, ainda não sabemos se o suporte irá chegar a todos os modelos.

Aprende Intel! Os novos AMD Ryzen 4000 ‘Vermeer’ (Zen 3) vão ser compatíveis com as motherboards AM4 já no mercado!



Portanto, a próxima geração AMD que deverá ser conhecida como Ryzen 4000, tem tudo para levar o mundo dos PCs à loucura na segunda metade de 2020. Afinal de contas, depois de alguns rumores a sugerir um lançamento apenas em 2021, parece que tudo já está a ser preparado para lançar os novos produtos durante ou depois do verão.

Ao fim ao cabo, as OEMs, fabricantes de motherboards, etc… Já estão super entusiasmadas com aquilo que a AMD tem para oferecer na nova década. Especialmente depois das recentes notícias a fazer crer que os novos Ryzen 4000 vão ser compatíveis com a grande maioria das motherboards AM4 já no mercado. Foi a própria fabricante XMG que confirmou esta informação. (Fonte)

Ryzen 4000, AM4

Muito resumidamente, um empregado da XMG publicou no Reddit que várias fabricantes estão neste momento a trabalhar na expansão do suporte nas suas motherboards AM4, em preparação para a chegar dos CPUs Ryzen 4000 ‘Vermeer’ e APUs Ryzen 4000 ‘Renoir’.

Os novos Ryzen 4000 deverão continuar com um máximo de 16 núcleos e 32 threads, mas calma! Vamos ter algumas novidades à mistura!

Pois bem, é esperado que a nova arquitetura continue a ser baseada no processo de 7nm da TSMC, por isso, esperar um aumento significativo no número de núcleos físicos poderá ser um pouco ambicioso. Ainda assim, a AMD deverá conseguir melhor dois aspetos super importantes, a eficiência energética e IPC de cada núcleo.

Esta deverá ser a última geração com suporte às motherboards AM4

É muito provável que os Ryzen 4000 sejam os últimos processadores da AMD com suporte à plataforma AM4, visto que está planeado o lançamento de um socket completamente novo para os Ryzen 5000 que já deverão contar com a arquitetura Zen 4 baseada no processo de 5nm da TSMC.

Entretanto, é esperado que a AMD junte algumas novidades interessantes às novas motherboards, de forma a fazer com que os utilizadores tenham vontade de mudar de plataforma, em vez de basicamente obrigar como a Intel fez. Aliás, foi exatamente isto que a empresa fez no ano passado quando trouxe suporte ao standard PCIe 4.0, abrindo as portas para a chegada dos SSDs super rápidos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entretanto, meta a Leak como favorito no Google Notícias, para nunca perder uma notícia nossa.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também