A Disney começou a apostar forte e feio em Remakes em 2014 e 2015, altura em que vimos a chegada de Maléfica e Cinderela, chegando ao seu auge com o regresso de Rei Leão em 2019, um filme que foi basicamente o plantar de uma nota de 500€ para depois a ver crescer em muitos milhões de notas iguais ou parecidas.
Dito tudo isto, temos tido pelo menos 1 ‘remake’ por ano, com o ano de 2019 a contar com 4 diferentes… Mas algum deles foi bom? Algum destes filmes passou a mensagem de que valeu a pena ‘refazer’ um clássico?
Os ‘remakes’ da Disney são bons? Apenas precisam de dar dinheiro!
Portanto, na minha opinião, apesar de todos os filmes terem sido um sucesso de bilheteira (retirando o caso de Mulan, que acabou por não chegar aos cinemas devido ao COVID. Um filme que acabou por ser dizimado pela crítica.), mas nenhum destes filmes marcou o público… Eu que vi pelo menos uns 3 ou 4 no cinema, raramente me lembro de o ter feito, porque simplesmente foi algo que não me marcou minimamente.
Ou seja, nenhum destes filmes me tocaram nostalgicamente, nem mesmo o GRANDE ‘The Lion King’. Algo surpreendentes, visto que era um fã acérrimo do filme original quando era miúdo, e via religiosamente todos os dias Timon e Pumba no Disney Channel.
Parece que todos estes filmes foram sucessos de muitos milhões de euros apenas e só por acaso… Ou melhor, apenas e só por causa do seu nome. Aliás, tenho Disney+ em casa, e nunca me passou pela cabeça voltar a ver um destes ‘remakes’, porque simplesmente, não valem a pena serem vistos uma segunda vez. Por exemplo, gosta de ver bandas de covers? Apesar do seu talento como artistas, estas bandas quase nunca chegam aos calcanhares dos originais, e é exatamente isto que sinto ao ver os filmes ‘remake’ da Disney.
Especialmente porque são filmes ‘Live Action’! O que parece um erro, visto que foi o uso da animação que na verdade deu nome à Disney nos anos 80 e 90.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.