Apesar do lançamento oficial apenas acontecer em Março, algumas lojas Europeias já têm listagens dos novos processadores Intel Core 11000 (Rocket Lake). Dito isto, parece que a apesar da diminuição dos núcleos e threads, os novos CPUs vão ser mais caros…
Os novos processadores da Intel têm menos núcleos, mas são mais caros
Portanto, a nova gama da Intel é composta por processadores de 6 núcleos (Hexa-Core) e 8 núcleos (Octa-Core). Estamos a falar de 14 processadores desde o i5-11400 até ao i9-11900K. Todos eles com Hyper-Threading ativo! No entanto, o OC continua a estar reservado para os modelos ‘K’.
Entretanto, apesar de a performance ter aumentado de forma bastante significativa, visto que o 11700KF (versão com OC mais barata da gama) é basicamente um i9-11900K com clocks ligeiramente mais baixos. Algo extremamente positivo se por acaso quer um CPU de topo a um preço mais baixo! Mas se quiser o topo de gama a sério, prepare a sua carteira.
Em suma, os novos processadores são 10~20% mais caros em relação aos atuais Intel Core 10000. (Temos de ter em conta, que os preços não são iguais em todas as lojas, mas esta parece ser mais ou menos a média).
Ainda assim, apesar destes aumentos, é provável que o 11600KF seja mais barato que o 5600X de ~300€, ao mesmo tempo que é também mais rápido. O 11700KF deverá fazer um brilharete contra o 5800X, e claro, o i9-11900K poderá voltar ao trono do CPU mais rápido para jogos. Esta deverá ser a justificação da Intel para o aumento de preços, mas também deverá ter de ter em conta o preço das boards da séries 500, e consumo de energia destes meninos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será a Intel capaz de rivalizar com a AMD? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!