Já não é novidade para ninguém que a AMD está a ter um sucesso tremendo no mundo dos processadores. O que é realmente curioso quando temos em conta que estamos a falar de uma empresa que já não conseguia rivalizar com a Intel de forma ‘decente’ há qualquer coisa como 15 anos.
No entanto, dito tudo isto, parece que todos estes anos de domínio estão rapidamente a cair por terra… Afinal de contas, em apenas 3 anos, a AMD já conseguiu conquistar 25% dos PCs registados na Steam.
Os processadores AMD Ryzen já estão em 25% dos PCs da Steam
Portanto, a AMD está a lançar as suas gamas de processadores mais competitivas de sempre. Por isso, depois de a fabricante ter chamado a atenção dos jogadores em 2017 com a arquitetura Zen, e de ter aliciado ainda mais ‘gamers’ com a arquitetura Zen+ em 2018… Parece que a coisa deixou de estar em ‘lume brando’ com a arquitetura Zen 2 lançada em 2019 com os Ryzen 3000.
Um excelente sinal para a AMD, visto que vamos ter o anúncio e lançamento dos novos Ryzen 5000 baseados na arquitetura Zen 3 já na próxima semana (dia 8 de Outubro).
Mas vamos aos números… Pois bem, o Steam Hardware Survey de Setembro de 2020 indica que 25.75% dos utilizadores da plataforma contam com um CPU AMD. Entretanto, a Intel continua com uma quota brutal de 74.24%! (Mas durante quanto tempo? A sua quota está a baixar ~1% todos os meses)
Curiosamente, apesar dos processadores quad-core ainda dominarem o gráfico, parece que o seu punho de ferro está a enfraquecer com os processadores hexa-core a ganharam cada vez mais percentagem nesta ‘corrida’.
Entretanto, a placa gráfica mais popular da plataforma continua a ser a NVIDIA GeForce GTX 1060 que tanto sucesso fez na gama média há alguns anos atrás. A resolução preferida continua a ser Full HD, e o sweet spot na memória RAM continua a ser os 16GB.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!