Como deve saber, a Google já apresentou a sua nova gama de smartphones Pixel, nomeadamente o Pixel 6 e Pixel 6 Pro, desta vez baseados em hardware fora do mundo Qualcomm.
Dito isto, curiosamente, a gigante da pesquisa parece estar muito orgulhosa do seu SoC ‘custom’, no entanto, como noticiámos há algumas semanas, este SoC parece ser um aproveitamento de desenvolvimento da parceira Samsung! Aliás, ficámos a saber agora que até o Modem 5G de ambos os aparelhos, é da autoria da Samsung.
Bem… Em boa verdade, os novos Pixel 6 são mais Samsung do que Google!
Os novos smartphones da Google têm muita Samsung lá dentro
Portanto, no início do mês, a Google confirmou os seus novos smartphones topo de gama, o Pixel 6 e Pixel 6 Pro, os primeiros aparelhos da gigante Norte-Americana a serem baseados num SoC completamente novo, fora do domínio da Qualcomm.
O seu nome é ‘Tensor’, sendo um chip que aparece no culminar de 4 anos de desenvolvimento, numa parceria entre a Samsung e a Google. Qual era o objetivo? Bem, a ideia era criar um chip capaz de ligar de forma quase perfeita, o hardware escolhido, ao software Android. Ou seja, exatamente aquilo que a Apple tem no iPhone.
Por isso, acaba por ser muito curioso, que na opinião da Google, o casamento perfeito entre hardware e software, tenha tanta Samsung à mistura!
Afinal, o modem é uma versão revista do Exynos5123, sendo baseado num processo de 7nm EUV. Um Modem capaz de suportar bandas sub-6GHz, e mmWave, com velocidades de download teóricas de 7.35Gbps.
Ou seja, os novos Pixel 6 são os primeiros smartphones ‘não Samsung’, a contar com um modem Exynos! Mas as coisas não ficam por aqui, visto que o próprio SoC tem muito know-how da gigante Sul Coreana, e também é produzido nas linhas de 5nm da empresa. Aliás, até os sensores de fotografia são da Samsung, visto que vamos ter aqui sensores GN1 ou GN2 ISOCELL. (A ideia é ter uma excelente performance em ambientes com pouca luz).
Será que o smartphone Android perfeito, vem de uma parceria entre a Google e Samsung?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!