Os novos Ryzen 4000 trazem novidades de fazer água na boca

Como deve saber, a AMD está prestes a anunciar a chegada dos seus novos processadores Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3. Por isso, como é mais do que óbvio, as próximas semanas vão ser bem preenchidas com ‘leaks’ acerca de tudo aquilo que a AMD vai trazer para cima da mesa… E meus amigos, a Intel já começou a tremer!



Os novos Ryzen 4000 trazem novidades de fazer água na boca

Portanto, um novo ‘leak’ trouxe para a Internet um documento com muitas das novidades que a AMD está agora a preparar para o seu próximo lançamento. Claro que o documento não nos diz tudo, mas certamente diz muita coisinha boa!



Dito isto, as grandes mudanças acontecem na configuração CCD/CCX! Com os novos processadores baseados na arquitetura Zen 3 a continuar a aposta no design MCM (multi-chip module ou chiplet). Assim, tudo indica que os novos Ryzen ‘Vermeer’ vão dar uso a dois CCDs e uma die I/O, onde claro está, vamos ter um único CCX (máximo de 8 núcleos e 16 threads) em cada CCD.

Ou seja, isto deverá significar que os novos processadores Zen 3 deverão contar com um máximo de 16 núcleos e 32 threads, tal e qual como a atual geração. Contudo, a performance deverá ser muito maior nos Ryzen 4000, tudo graças a várias melhorias feitas ao nível da arquitetura (aumento da memória cache, e várias melhorias no Infinity Fabric que funciona como ponte de comunicação entre os CCX)

Em suma, os novos chips Zen 3 vão apostar nas mesmas funcionalidades (agora mais otimizadas), bem como numa melhoria significativa do IPC! Agora resta esperar pela resposta da Intel… Se existir resposta à altura da Intel claro está.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também