No início desta semana, os Chromecasts de segunda geração começaram subitamente a funcionar mal. Isto deixou os utilizadores frustrados e provocou uma onda de queixas em vários espaços online como o Reddit. Curiosamente, os modelos de primeira e terceira geração pareciam funcionar muito bem. Isto tornou o problema ainda mais intrigante. Desde então, a Google interveio, afirmando que identificou o problema e que está a trabalhar numa solução. Isto embora os utilizadores com dispositivos com falhas ainda estejam à espera de uma solução.
Google já descobriu o que está a matar os Chromecasts
A equipa de apoio Nest da Google partilhou uma atualização através dos seus fóruns, dizendo que finalmente localizou o culpado por detrás da confusão com os dispositivos Chromecast e Chromecast Audio de segunda geração. No entanto, a equipa mantém-se calada sobre os detalhes exactos por enquanto. Também está a manter o seu conselho anterior contra a realização de uma reposição de fábrica. Caso contrário irá bloquear o seu dispositivo para sempre.
Nos últimos dias, as tentativas de ligar um smartphone a um Chromecast ou Chromecast Audio de segunda geração têm sido uma dor de cabeça total, com constantes erros de “dispositivo não fiável” a aparecer. O sistema culpa o firmware desatualizado. No entanto isso parece ser apenas parte da história. Naturalmente, isto deu origem a rumores de que a Google poderá estar a desligar discretamente estes dispositivos, que já existem há quase dez anos.
A culpa foi mesmo da Google
Depois de alguma confusão inicial, a Google admitiu que existe um problema e diz que está a preparar uma correção. Embora o gigante da tecnologia se recuse a revelar o que correu exatamente mal, os primeiros sinais apontam para algo do seu lado e não para algo que os utilizadores tenham feito de errado. Por isso, faça figas, uma correção do lado do servidor deverá resolver o problema em breve.
Embora a Google não tenha dado uma explicação clara, o culpado mais provável – com base nos relatórios originais dos utilizadores – parece ser uma validação de autoridade de certificação expirada. Esta é uma etapa de segurança fundamental que mantém o acesso não autorizado e as violações de dados sob controlo, e tem de ser actualizada regularmente. Os constantes erros de autenticação sugerem que os dispositivos afectados estão a falhar estas verificações de validação, razão pela qual o casting foi interrompido.