(Especial) Será que os carros elétricos são realmente rentáveis?

(Especial) Será que os carros elétricos são realmente rentáveis? – Quando pensamos na compra de um veículo elétrico, temos sempre na nossa cabeça a poupança a longo prazo. Sim, porque a aceleração e o torque instantâneo ajudam na escolha, é claro, mas quando falo com proprietários destes veículos a primeira que metem em cima da mesa é a poupança que fazem no seu uso diário.

Afinal de contas, mesmo com o pagamento da eletricidade, carregar as baterias de um veículo elétrico fica a uma fração do valor necessário para fazer os mesmos quilómetros num veículo a combustão, seja ele a gasóleo ou a gasolina.



carro elétrico

Saiba que a poupança no combustível e nas manutenções anuais é mesmo real!

Os veículos elétricos não necessitam das manutenções anuais como a mudança de óleo, troca de velas e filtros de combustível. Ou seja, apenas necessitam da manutenção mais básica, como o equilíbrio e alinhamento dos pneus, carregar o ar condicionado e a mudança do filtro de habitáculo.

No entanto vamos às contas do combustível

Consegui de forma geral calcular a diferença de custos entre um carro a combustão e um elétrico. Veja a imagem em baixo.

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Se quiser fazer estes cálculos por si mesmo, clique aqui.

As contas foram feitas num modo geral e podemos ver que com um veículo elétrico poupará metade do valor pela mesma distância percorrida em relação a um veículo tradicional. No entanto, claro que o seu carro pode até fazer médias superiores/inferiores a isto.

Além disto, existem muitas variantes como a autonomia do elétrico, os consumos e o preço por Kw na sua zona, mas uma coisa é certa, a poupança nos combustíveis é bem real.



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Vamos ao assunto que realmente interessa, as baterias!

Aqui, em boa verdade, muitas marcas alugam as baterias em contrato de renting ao consumidor. Por isso, pagar esses valores por mês para quem faz “apenas” 20.000km anualmente pode não compensar. Ainda assim, comprar as baterias pode também não ser melhor solução…

Isto porque, quando tiver de trocar as baterias terá que as comprar pelo valor total, que num Nissan Leaf custa cerca de 7.080, mas num BMW i3 já custará 37.580€ e num Tesla muito mais!

Em suma, as poupanças são reais, mas não tão grandes como muitos possam imaginar, depende sempre do estilo de vida que tem, o que por sua vez, irá ter impacto nas baterias do seu veículo.


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Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

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