Sabe o que faz o pequeno orifício nas janelas dos aviões?

A vista faz com que os lugares à janela sejam os mais cobiçados na cabina do avião, embora haja alguns lugares que deve definitivamente evitar. As janelas dos aviões podem parecer uma simples barreira de vidro entre a cabina e o ar exterior, mas escondem um segredo de engenharia muito bem desenvolvido. Deste segredo faz parte um pequeno orifício que poderá ter notado nas janelas dos aviões.

Sabe o que faz o pequeno orifício nas janelas dos aviões?

A pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude. Normalmente, os aviões voam a uma altitude de 30 mil pés, onde a pressão desce para pouco mais de um quarto da pressão ao nível do mar. Ao respirar a pressões tão baixas, a maioria das pessoas sentir-se-ia rapidamente tonta, com a cabeça leve e perderia a consciência devido à hipoxia. Para evitar esta situação, as cabinas dos aviões são pressurizadas para manter níveis confortáveis.

Uma vez que a cabina tem muito mais pressão do que o ambiente exterior durante o cruzeiro, toda a estrutura do avião tem de suportar uma enorme quantidade de força de empurrão para o exterior. O pequeno orifício nas janelas é vulgarmente conhecido como “orifício de sangria” ou “orifício de respiração” e garante que a diferença de pressão é maioritariamente suportada pelas partes mais fortes da janela.

O papel de cada camada

A janela do avião consiste numa estrutura de três painéis e cada camada serve um objetivo diferente. As camadas exterior e intermédia são ambas feitas de acrílico esticado, sendo a camada exterior mais espessa para suportar a maior parte do diferencial de pressão. A camada intermédia actua como um dispositivo de segurança no caso de a camada exterior ficar comprometida, evitando também a condensação. Por outro lado, a camada intermédia é geralmente mais fina do que a camada exterior. A camada mais interior não se destina a lidar com a pressão; actua como uma barreira para proteger as camadas intermédia e exterior, ao mesmo tempo que proporciona uma superfície para os passageiros descansarem a cabeça.

Como a camada intermédia é à prova de falhas, os engenheiros conceberam a camada exterior para enfrentar o diferencial de pressão. No entanto, isto não seria possível se as camadas intermédia e exterior estivessem completamente seladas. É aí que entra o orifício de purga. Assim permite que o ar pressurizado da cabina passe entre as duas camadas, exercendo gradualmente a maior parte da pressão sobre a camada exterior. Este aumento gradual do diferencial de pressão ajuda a manter a integridade estrutural do vidro exterior da janela.

O que acontece se as janelas falharem?

Como já se referiu anteriormente, a camada intermédia da janela seria útil mesmo que a camada exterior estivesse comprometida. No entanto, se ambas as camadas falharem, o avião deparar-se-á com uma emergência grave, conhecida como despressurização. É nessa altura que a cabina do avião perde a capacidade de manter uma pressão confortável para as pessoas a bordo. A pressão interior iguala a pressão exterior e as pessoas a bordo têm de respirar o ar pobre em oxigénio a pressões tão baixas. Se os outros sistemas do avião estiverem a funcionar bem, verá as máscaras de oxigénio colocadas em cada passageiro.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
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