O rover Opportunity da NASA tem conseguido grandes feitos ao passar anos e anos a estudar a superfície marciana. Na prática tem demonstrado ser um hardware incrivelmente confiável e resistente. Infelizmente, uma tempestade de poeira da NASA, que começou em maio, pode ter terminado abruptamente o seu recorde histórico.
Em meados de junho, o Opportunity movido a energia solar ficou sem energia e foi forçado a entrar no modo de standby. A tempestade de poeira que engoliu a totalidade de Marte bloqueou o Sol, deixando o rover afastado da sua única fonte de energia disponível. Os engenheiros da NASA estavam otimistas de que este robô iria acordar quando os céus começassem a clarear, mas este não parece ser o caso.
“A moral tem sido um pouco instável”, afirmou Michael Staab, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, à Space.com. “Esta é a primeira vez em que o rover deixou de falar connosco e não retomou a comunicação quando esperávamos.”
De facto isto não são boas notícias. A NASA sabia que o rover seria forçado a permanecer adormecido durante algum tempo devido à intensidade da tempestade, mas isto foi há várias semanas. A poeira começou a estabilizar e a luz já deveria penetrar na superfície para começar a recarregar as baterias do Opportunity mais uma vez.
O rover foi desenvolvido para ficar quieto quando a energia está baixa e apenas acorda de vez em quando para verificar as suas baterias e medir quanta energia ainda tem para trabalhar. Se essa leitura ficar aquém do que o rover necessita, volta a ficar em standby e verifica novamente mais tarde. Se as coisas estiverem a funcionar corretamente, as baterias devem agora acumular a energia novamente. No entanto, não se sabe quanto tempo levará até que os níveis de energia atinjam níveis aceitáveis.
Enquanto isso, os engenheiros têm vindo a apostar em playlists inspiradoras na esperança de reativar o rover. Músicas como “Here Comes The Sun” e “Wake Me Up Before You Go-Go” são as favoritas entre os cientistas, mas por enquanto não parece que o Opportunity as esteja a ouvir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!