O 5G não é aquilo que as muitas campanhas de marketing nos prometeram ao longo dos anos. Aliás, muitos poucos utilizadores devem ter sentido a diferença na passagem do 4G para o 5G, o que não se deve apenas às limitações da tecnologia, mas também ao simples facto de ser extremamente complicado (e caro) ter 5G a sério no dia-a-dia.
Mas lá está, a loucura do 5G já faz parte do passado, e como tal, as grandes responsáveis pelo desenvolvimento do mundo mobile já estão a olhar para o futuro. Dito isto, ainda é um pouco cedo para olhar para o 6G, mas para o 5.5G… Isso já é outra conversa.
Oppo Find X7 Pro é o primeiro smartphone 5.5G do mundo
Portanto, segundo a Oppo, a sua gama de aparelhos Find X7 é a primeira do planeta a ter suporte ao 5G-Advanced, que pode ser conhecido por 5GA ou 5.5G. O que significa isto? Bem, estamos a falar de uma tecnologia 300% mais rápida face ao 5G, sendo ainda assim capaz de oferecer as mesmas vantagens no campo da latência face ao 5G original.
300% mais rápida significa que o 5.5G é capaz de chegar aos 10 Gbps de Download e 1 Gbps de upload.
Dito isto, apesar de o título apontar para a versão Pro do smartphone topo de gama da Oppo… A realidade é que ambos os aparelhos desta gama têm suporte à nova tecnologia. Algo muito curioso, visto que o modelo base usa o SoC MediaTek 9300 enquanto o modelo Pro usa o SoC Snapdragon 8 Gen3.
Entretanto, apesar de serem os primeiros do mercado, não vão ser os únicos. Já temos outros 20 aparelhos prontos a suportar a tecnologia na China! Com as operadoras a trabalhar na instalação de antenas capazes de lidar com a carga em 300 cidades até ao fim de 2024.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!