(Especial) Oppo falhou no ‘all-in’ em Portugal?

A Oppo é uma tecnológica Chinesa cheia de produtos de qualidade, que como deve saber, resolveu entrar no mercado Português, em força, numa altura extremamente interessante.

Sabe qual? Foi quando a Huawei começou a cair, e por isso mesmo, começou a desaparecer do mercado de smartphones, óbvia consequência das sanções Norte-Americanas. Isto é importante, porque a Huawei, em 2019, estava no pico do seu poder, ao até ser capaz de ultrapassar a Samsung no nosso território. Algo que muitos acreditavam ser impossível na altura.

Dito isto, na altura, era esperado que a Oppo fosse com tudo, num autêntico ‘all-in’, de forma a ocupar o espaço da sua velha compatriota. Mas, passados 2 anos, não foi bem isso que aconteceu. Existiu algum sucesso, isso é certo! Mas muito longe daquilo que muitos esperavam!

Afinal de contas, apesar de alguns erros por parte da Xiaomi (preço!?), e também por parte da Samsung, estas duas grandes fabricantes cresceram de uma forma simplesmente incrível no nosso mercado, quase eclipsando a Oppo. Vamos tentar perceber porquê?

Oppo falhou no ‘all-in’ em território Português!?

A Oppo até começou bem, especialmente na gama alta, com o seu Find X3 Pro, um telemóvel que por aqui, na Leak.pt, até assinalámos como o melhor Android do ano de 2021. Um telemóvel capaz de conjugar desempenho, design, e até funcionalidades extra como foi o caso da câmera microscópica, e que ainda hoje, em 2022, é alternativa muito apelativa na gama alta Android.

O preço deste smartphone estava em linha, ou um pouco abaixo dos restantes topo de gama Android, e por isso, com alguma ajuda de um bom esforço de comunicação, o sucesso foi palpável no mercado Português.

Além de tudo isto, a Oppo também foi inteligente ao fechar parcerias com as várias operadoras nacionais, conseguindo meter vários aparelhos de gama média interessantes nos pacotes de subscrição, e também nos programas de pontos.

O problema é que para ter sucesso no mundo Android, não basta ter bons aparelhos! (Algo que a Oppo tem, isso é inegável).

Para conseguir ter um sucesso inegável, e ultrapassar muitas das ‘velhas’ marcas, é preciso ter muitas outras coisas que as restantes marcas já têm, e na verdade continuam a melhorar. Isto é algo que a Oppo ainda não conseguiu alinhar em Portugal. Como é o pós-venda, mais concretamente o serviço de assistência. 

Afinal, se porventura quiser um Samsung Galaxy, não só tem planos para garantir reparações com preços mais baixos, como também consegue mudar o ecrã, ou a bateria, no mesmo exato dia em que teve um desastre. O mesmo acontece com a Xiaomi, que até já tem um centro de reparações no Colombo, em Lisboa, e claro, ainda acontece com a Huawei, que além de vários centros de reparações, até vai buscar o seu smartphone em casa, sem encargos extra.

Uma prova de como a Oppo está a falhar, nesta componente, está no Portal da Queixa! (https://portaldaqueixa.com/brands/oppo)

A Oppo, no Portal da Queixa, tem uma classificação de 1 estrela e meia. Com a Oppo a aparecer com uma taxa de solução de apenas 33.3%, e taxa de resposta de 30%.

Uma ótima forma de resumir a situação, está num comentário deste mesmo portal, do utilizador João Ribeiro. Ora leia:

“O problema está no apoio ao cliente da marca em Portugal, que sendo deficiente, gera mal-entendidos que, com um melhor apoio, seriam evitados. A marca merece que este problema seja ultrapassado porque tecnicamente os produtos OPPO são, tanto quanto vi até agora, de boa qualidade.”

Voltamos à premissa do início deste artigo. Não basta ter bons produtos, para ter sucesso num mercado tão competitivo como é o mundo dos smartphones. Uma marca é sempre, ou pelo menos quase sempre, os seus clientes. Se estes não forem bem tratados, é provável que não voltem a arriscar nos mesmos produtos. Talvez pior que isso, existe uma grande probabilidade de danos na reputação desta mesma marca, no sempre temível boca-a-boca.

Antes de mais nada, partilhe connosco qual é a sua opinião acerca da Oppo. Tem algum produto da fabricante Chinesa? Está a pensar comprar? Partilhe connosco a sua experiência com a marca nos comentários em baixo.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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