Caso não saiba, a recentemente lançada gama de smartphones Oppo Find X5, já conta com um chip de design próprio, na forma do NPU MariSilicon X. Mas isto é apenas a ponta do iceberg!
A Oppo quer fazer aquilo que a Huawei fez no passado com os seus antigos SoCs Kirin, ao desenvolver, e produzir (junto da TSMC), a sua própria linha de processadores mobile. Ao que tudo indica, essa aposta vai começar a dar frutos já em 2023.
Oppo é a nova Huawei? Vai apostar em processadores próprios
Portanto, a Oppo está agora a planear desenvolver a sua própria gama de chipsets, inicialmente sem modem. Isto tendo sempre como base um dos processos da TSMC. A produção em massa deve começar em 2023, com os primeiros smartphones baseados nestes processadores, a chegar ao mercado em 2024.
Ao que tudo indica, o primeiro SoC vai ser baseado nas linhas de 6nm da TSMC, com o seu sucessor a dar o salto para os 4nm, no ano seguinte. Curiosamente, apesar de ser uma gigantesca aposta por parte da Oppo, isto também significa que vai estar sempre um pouco atrás daquilo que a Apple e Qualcomm têm no mercado em termos de tecnologia. (Apple já se está a preparar para os 3nm!)
Ou seja, é muito provável que o primeiro processador da Oppo se estreie num aparelho de gama média. Com a fabricante a continuar a apostar naquilo que a Qualcomm e MediaTek, têm para oferecer nas suas gamas mais altas.
Isto é extremamente interessante, porque parece ser o caminho para muitas das fabricantes do mundo dos smartphones. Será uma forma de se conseguirem separar do resto das marcas? Ao fim ao cabo, a Google está a fazer exatamente o mesmo, a Huawei fez um tremendo sucesso com a sua gama de processadores Kirin, e a Samsung também vai sempre apostando nos seus Exynos, com diferentes graus de sucesso.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será este o futuro do mercado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!